<b>PPS lidera em número de filiados</b>
A pesquisa confirma ainda que a liderança de Maggi no PPS fez com que o partido chegasse ao ranking de maiores partidos nas outras duas maiores cidades do Estado. Em Várzea Grande e Rondonópolis, a legenda se aproxima ao tamanho de agremiações tradicionais como PFL e PMDB.
Capitaneado pelo cacique Jaime Campos, os pefelistas em Várzea Grande continuam sendo maioria. Somam 12.374 filiados, quase o mesmo número de militantes do PPS na Capital. Em contrapartida, o PPS várzea-grandense soma apenas 1.671 filiados.
De acordo com o vereador Francisco Vuolo, que presidiu o PPS de Cuiabá entre 2005 e 2007, o crescimento do partido se deve às eleições do governador Blairo Maggi. Mas deve perder até 70% dos filiados. A maioria, segundo ele, migrará para o PR acompanhando Maggi, o ex-prefeito Roberto França e o presidente da Assembléia Legislativa.
"Isso vai ocorrer porque a maioria do partido é ligada a essas lideranças", pondera Vuolo. Pelos seus cálculos, o PPS, que passou a ser presidido pelo vereador Ivan Evangelista, deverá ter apenas 3 mil filiados. Sem grande visibilidade nacional, a legenda terá dificuldades em viabilizar o projeto de manter uma candidatura a prefeito de Cuiabá em 2008.
Universo masculino - A pesquisa do TRE foi feita através de números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mostra que a maioria dos filiados no Estado é de homens, que compõem 70% do universo de 204 mil militantes partidários em Mato Grosso, enquanto as mulheres somam 84 mil.
O resultado disso é que apenas a deputada estadual Chica Nunes e a deputada federal Thelma de Oliveira, ambas do PSDB, conseguiram em 2006 mandato eletivo.
Comentários