Padaria comunitária produzirá 10 mil pães por dia em Várzea Grande
A edificação da padaria comunitária é um projeto realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Atitude e a Prefeitura. As obras físicas estão sob a responsabilidade da igreja da Paróquia São Sebastião. O maquinário avaliado em cerca de R$ 18 mil foi adquirido pelo Instituto.
A padaria está em fase final de acabamento e deve ser inaugurada ainda este mês. "O alcance social do projeto desenvolvido será ampliado e com consistência", disse o prefeito Murilo Domingos, ao comentar as ações realizadas pelo líder da Paróquia São Sebastião, padre Piero Giraudo.
Ao observar as atividades desenvolvidas pelo padre Piero, como reforço escolar, aulas de música e teatro, além de cursos como de culinária, o secretário de Estado de Educação, Luiz Antônio Pagot, se comprometeu a levar a primeira-dama do Estado e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, para conhecer de perto os trabalhos. "No dia da inauguração da padaria a primeira-dama terá a oportunidade de conhecer estas ações sociais. Meu objetivo é de ampliar a parceria, só que agora com a ajuda do Estado também".
Além deste apoio, Pagot informou que o Instituto Atitude tem condições de ofertar cursos profissionalizantes na igreja, como o de corte e costura e informática, já desenvolvidos no bairro Pedra 90 em Cuiabá. O Projeto
Desde janeiro, a comunidade assistida pela paróquia – 200 crianças em 150 famílias – está recebendo o pão mandi preparado no Abrigo Santa Rita, em Cuiabá, outra entidade assistida pelo Instituto. São 600 unidades entregues três vezes por semana e além das crianças da paróquia, famílias do São Mateus e Jardim Alá são beneficiadas.
Estas famílias também integram projetos da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande, como o programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Café da Manhã e o programa de Ações Socioeducativas de Apoio (Asef).
As ações do Instituto contemplam famílias carentes de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Na capital as ações estão implantadas no Abrigo Santa Rita e no bairro Pedra 90, todos em parceria com igrejas e Pastoral da Criança. Em Cuiabá são produzidos atualmente 7 mil pães e outros 3,5 mil no Oratório Filhos de Dom Bosco, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), diariamente. As matérias-primas para produção são fornecidas pelo Atitude.
O Instituto tem o apoio de grandes empresas mato-grossenses que fazem as doações necessárias à operação das parcerias.
Comentários