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Sexta - 02 de Março de 2007 às 19:56

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Foi lançado na manhã de hoje, 2 de março, um programa da Confederação Nacional do Comércio-CNC em parceria com o Sebrae Nacional, visando tornar mais competitivos os setores de comércio, de serviços e do turismo no Brasil. A iniciativa mobilizará investimentos de R$ 7.572 milhões, aplicados igualmente por ambas entidades, em todas as regiões do país, sendo que R$ 1.046 milhão será destinado aos estados do centro-oeste, cabendo à Mato Grosso, R$ 298.894 mil. A apresentação ocorreu durante o IX Encontro de Presidentes do Sistema Fecomércio e Diretores Regionais do Sesc e Senac da Amazônia Legal, na sede da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso.

O coordenador do Núcleo Gestor da parceria CNC/Sebrae Nacional, Carlos Baião ao fazer a apresentação destacou a importância do programa para o aumento do poertifólio de geração de serviços e receitas. Os recursos da parceria serão distribuídos para o desenvolvimento dos projetos, na ordem de 24,5%; repasse às federações, ligadas a CNC, no índice de 70,5%, e os 5% restantes ficarão para a coordenação técnica. A região mais beneficiada com o projeto é a do nordeste, com R$ 2.012 milhões, seguida do sudeste com R$ 1.942 milhão, sul com R$ 1.046 milhão, a centro-oeste com 1.046 milhão, e a norte com R$ 926.573 mil.

A iniciativa refere-se a articulação político, institucional, financeira entre os parceiros, tendo em vista a viabilização de projetos voltados ao desenvolvimento e modernização das empresas alvos, através do conhecimento, prestação de serviços e tecnologias da informação. Quatro projetos fazem parte do programa: Estudo Competitividade; Automação Comercial; Conectar e Central de Serviços.

Estudo e Competitividade

No projeto Estudo e Competitividade, que será um norteador às autoridades formuladoras de políticas públicas, aos líderes empresariais de todos os setores, às empresas do setor estudado, bem como dos demais agentes econômicos. Um estudo referente ao comércio, prestação de serviços e turismo, tornou possível planejar o futuro destes segmentos até 2015, a partir da definição de objetivos, metas e programas capazes de consolidá-los como um grandes protagonistas do desenvolvimento produtivo brasileiro. O projeto, portanto, servirá para gerar informações e conhecimentos que orientem o setor de serviços em suas relações e demandas políticas, econômicas e sociais e que possibilitem fortalecer os elos de funcionalidade, gerando maior valor agregado aos demais setores da economia.

Dentre os benefícios deste projeto, consta o diagnóstico de competitividade, identificando elementos dinâmicos (cadeias produtivas, elemento gerador de renda, dentre outros), interação com outros setores, falhas de mercado e dificuldades de expansão. Outrp item importante é a definição de cenários econômicos e de inserção internacional qualitativos para os próximos dez anos, inclusive com a definição de pontos-chaves relativos à inserção dos setores nesse contexto e das metas a serem atingidas.

Conectar

Com relação ao Projeto Conectar, o mesmo destina-se diretamente às empresas de comércio atacadista, através das quais pretende-se estimular MPE de comércio de bens e serviços a embarcarem tecnologias da informação e comunicação em seus processos de gestão.

O Conectar tem um sistema que permite às empresas realizarem todas suas transações com fornecedores, compradores, etc., inteiramente pela internet, de forma contínua e em tempo real. Serve, portanto, para atender as necessidades cada vez maiores das empresas em reduzir os custos operacionais no processo de compras, reduzir os estoques, e diminuir drasticamente o tempo gasto nas aquisições de quaisquer tipos de material ou serviços.

Dentro do projeto está previsto a capacitação de 108 profissionais recomendados pelas Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, para disseminação dos conteúdos produzidos. Foi programado a realização de 200 palestras de sensibilização para um público de cerca de 10.000 pessoas; e ainda o atendimento a 200 empresas do setor atacadista e a 2.000 empresas do comércio varejista com consultoria de apoio para o processo de decisão na implementação de soluções de E-Procurement, um sistema que permite que a empresa crie e envie solicitações de compras aos fornecedores de forma virtual.

Automação Comercial

O projeto Automação Comercial, destina-se principalmente às MPE do comércio varejista programou a realização de 27 semanas com este tema, em todo o país para um público de cerca de 27.000 pessoas. A iniciativa contempla a adoção de instrumentos que visem ao aumento da competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas através do uso das modernas tecnologias da informação. Tarefas rotineiramente executadas tais como: digitação de preços, controle de estoques ou o preenchimento de um cheque, são feitas por computador com eficiência, maior velocidade e total segurança. Um dos grandes benefícios que trará será o aumento da velocidade no atendimento à clientes no caixa.

Central de Serviços

Destinada a facilitar a identificação, qualificação e a interação com maior grau de segurança e qualidade entre prestadores de serviços e seus consumidores, o projeto Central de Serviços, é um ambiente virtual de negócios (WEB), voltado à promoção de informações sobre demanda e oferta de empresas e de profissionais autônomos da área de serviços. Serão treinados dentro desta iniciativa, 30.000 profissionais autônomos, através do ensino à distância (EAD), em soluções educacionais do Sebrae.





Fonte: O Documento

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