SES credencia Apae de Tangará ao SUS
De acordo com o presidente da Apae, Rubens Jolando, o convênio já estava firmado desde outubro do ano passado, mas veio consolidar-se agora, melhorando desta forma o atendimento de saúde oferecido aos alunos através da instituição. “Esse credenciamento vai atender a uma antiga reivindicação da diretoria, sendo que este serviço já existe desde 1989 na instituição, porém era mantido exclusivamente com recursos da Apae”, afirma o presidente, explicando ainda que a partir deste credenciamento foi possível a contratação de mais profissionais. “Atualmente a equipe multiprofissional é composta por duas fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, um assistente social, duas psicólogas, uma terapeuta ocupacional e um médico neurologista (voluntário), que realizam atendimento aos alunos matriculados na escola”.
Dos trabalhos realizados pela equipe multiprofissional destacam-se atendimentos individuais ou em grupo nos setores de fisioterapia e terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, estimulação precoce, psicomotricidade, equoterapia, em sala de aula e no refeitório. “A equipe multiprofissional é responsável ainda por promover visitas em domicílio, orientações aos pacientes, familiares e professores da escola, assim como realizar palestras informativas para a comunidade, objetivando a prevenção das deficiências e a melhoria da qualidade de vida do deficiente mental ou múltiplo”, ressalta Jolando. Acompanhado dos serviços médicos os alunos ainda realizam as oficinas pedagógicas de tapeçaria, marcenaria, tecelagem, além das aulas do ensino regular, educação física, horta e brinquedoteca.
APAE – A instituição atende hoje 197 alunos das idades de 1 à 48 anos, divididos em duas turmas, sendo das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Comentários