Serys é escolhida coordenadora da bancada feminina do Senado Federal
Entre as convidadas, estavam a Ministra Nilcea Freire da Secretaria Especial das Mulheres,além de representantes de Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas de vários Estados, e de outras entidades que defendem os direitos das mulheres, além de Senadoras,Deputadas Federais e Vereadoras representado vários partidos políticos.
A abertura do evento,que contou com cerca de 50 mulheres, foi feita pela Diretora do Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), Guacira César de Oliveira. Para Guacira, encontros como esse, fortalecem pilares importantes para todas as mulheres brasileiras. “É nosso trabalho continuar buscando a conscientização dos direitos das mulheres”, afirmou a diretora.
Já a Senadora Serys, agradeceu a presença de todas e aproveitou pra contar que enviará ainda essa semana ofício para a presidência do Senado e para as Comissões da Casa pedindo encaminhamento de projetos relacionados aos direitos das mulheres que estão tramitando no Congresso. Entre os mais importantes, estão, por exemplo, o que estabelece que penitenciárias femininas sejam melhor equipadas, hoje na Comissão de Constituição e Justiça, e o que aprova o Programa Nacional de Habitação para Mulheres Chefes de Família que agora já está em Plenário do Senado.
“ Estamos no caminho certo para avançarmos mais e mais pela causa das mulheres”, afirmou a Senadora. Serys fez questão ainda de destacar a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades que defendem os direitos das mulheres como os sindicatos,associações e o próprio Cfemea. “Sem o trabalho de vocês nossa luta no Congresso Nacional na defesa dos direitos das mulheres não seria o mesmo”, concluiu.
A deputada Luiza Erundina do PSB de São Paulo falou em nome de todas as deputadas presentes. Ela fez questão de registrar a perda que o Congresso sofreu na defesa da causa feminina por não ter para essa legislatura figuras como as ex-deputadas Iara Bernardi, Thelma de Souza e Jandira Feghali. Erundina disse estar confiante no trabalho juntos as mulheres para essa nova legislatura, que hoje conta com 45 parlamentares. “Nossa luta se renova a cada dia”, afirmou a deputada.
Luiza Erundina disse ainda que a bancada feminina na Câmara Federal irá reivindicar agora a presença de mulheres na mesa diretora da Casa. Será encaminhada uma PEC propondo a criação de uma vaga com cargo eletivo que seja preenchida e vinculada a bancada feminina.
Já a ministra Nilcea Freire, que encerrou o evento, encaminhou para todas as parlamentares um relatório com a prestação de contas da Secretaria Especial das Mulheres durante esses 4 anos. Para Nilcea, o trabalho da Secretaria é um trabalho de equipe e envolve todos os setores da sociedade.
Comentários