Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 01 de Março de 2007 às 11:46

    Imprimir


O governador Blairo Maggi decidu hoje uma espécie de cota que cada deputado estadual indicará para aliados serem chefes de órgãos públicos estaduais em suas regiões. O "racha" vai ser feito de acordo com a votação que cada deputado obteve. Um cálculo aproximado aponta que, cada deputado, deve indicar no mínimo 3 chefes de órgãos públicos estaduais, como Ciretran, Sema, Indea, Empaer, Ipemat, dentre outros.

Mas para Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, cidades consideradas pólos, haverá critérios diferentes, pois nelas há as unidades regionais. O assunto foi debatido esta tarde em audiência com 23 deputados.

Nas demais cidades, são chefes locais. O governador evitou, no final do encontro, detalhar mais o acordo, mas deixou um recado para os deputados: deve haver consenso nas indicacões. Se não houver, os partidos aliados do governador é quem farão as indicações. Não foram mencionados prazos, mas as nomeações devem ocorrer a partir de abril, quando Blairo retorna de férias (ele viaja no próximo dia 8).

O governador também conversou com deputados sobre emendas parlamentares e explicou que os compromissos orçamentários do Estado impedirão que a grande maioria delas seja efetivamente atendida. Só Notícias apurou que Blairo defendeu uma redistriuição de emendas, feitas ano passado, ao orçamento estadual, entre os novos deputados e os reeleitos. R$ 24 milhões no orçamento estariam destinados para atender emendas, o que daria cerca de R$ 1 milhão para cada deputado indicar em obras.

A audiência com os parlamentares e o vice-governador Silval Barbosa também foi para tratar da tentativa de criar uma CPI na Assembléia para investigar a MT Fomento- agência do governo estadual- que libera créditos (financiamentos) para empresas. 7 deputados haviam assinado requerimento para criar a comissão e investigar contratos da empresa. O presidente Eder Moraes, que vinha articulando pré-candidatura a prefeito da capital, tinha um programa em uma emissora de tv onde fazia propaganda das realizações da MT Fomento. Deputados, alguns de olho na disputa pela prefeitura da capital, entendiam que Eder Moraes vinha tendo auto-promoção. O programa saiu do ar. Blairo explicou aos deputados que cobrou de Eder Taques uma definição entre ficar na MT Fomento ou deixar o cargo para ser candidato a prefeito. O governador revelou aos deputados que Taques fica no cargo e não disputará a prefeitura.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239332/visualizar/