Igreja da cidade de Vera será tombada como patrimônio histórico Estadual
A prefeitura do município irá providenciar um levantamento histórico, com fotos e a planta da igreja, além da descrição do acervo para enviar à coordenadora de Patrimônio Histórico da SEC, Maria Antulia Leventi. Ela ficará responsável por montar o processo de tombamento. Depois será agendada uma visita do secretário João Carlos até a cidade.
O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Sérgio, explicou que a igreja já faz parte da história da cidade e toda a população reconhece a sua importância cultural para a cidade. "Queremos que ela seja tombada pelo Estado para poder ser mais bem conservada. O padre Antônio Heidler também marcou história. Ele era muito receptivo e visitava todo novo morador de Vera, e por isso queremos manter viva a memória deste ilustre personagem da cidade através da igreja que recebe o nome dele", ressaltou.
Outro assunto discutido durante a reunião, foi a realização de um edital de oficinas que será lançado pela SEC no mês de março. A Secretaria pretende realizar vários trabalhos na área de capacitação dos profissionais do setor cultural.
A igreja
A Capela Padre Antônio Heidler foi construída toda de madeira em 1972, mas devido uma forte chuva há dois anos ela totalmente destruída. Mas a prefeitura de Vera teve o cuidado de refazê-la conservando suas características originais. Ela fica localizada no centro da cidade.
O padre Antônio Heidler que dá nome à capela era muito mais do que um padre. Além de recepcionar todo morador, ele também era um grande artista. O acervo da capela é composto por várias obras de madeira feitas pelas mãos do Padre Antônio.
Comentários