Pesquisadores descobrem 20 novas espécies de tubarões e arraias
A pesquisa, conduzida pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade Australiana, ou CSIRO, representa a primeira análise profunda dos tubarões a arraias indonésios desde que o holandês Pieter Bleeker descreveu mais de 1.100 espécies, no século 19.
Os cientsitas dizem que seis de suas descobertas já foram descritas em publicações científicas, incluindo o tubarão-gato de Bali e a arraia focinho-de-pá jimbarana. Artigos sobre as 16 demais variedades estão em elaboração.
"A Indonésia tem a fauna de tubarões e arrias mais diversa, e a maior pesca de tubarões e arraias do mundo, com capturas informadas de mais de 10.000 toneladas ao ano", diz um dos autores do trabalho, William White. "Antes deste levantamento, havia grandes lacunas em nosso conhecimento sobre os tubarões e arraias da região".
Entre 2001 e 2006, pesquisadores fotografaram e colheram amostras de mais de 130 espécies, em 22 viagens a 11 portos da Indonésia. Mais de 800 espécimes foram acondicionados em coleções de museus.
A pesquisa é parte de um projeto mais amplo para melhorar o manejo de tubarões e arraias na Indonésia e na Austrália, disseram os pesquisadores.
Comentários