Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 28 de Fevereiro de 2007 às 10:36

    Imprimir


Mais de 2,6 mil eleitores podem ter seus títulos cancelados caso não se regularizem na Justiça Eleitoral. O número é referente aos faltosos nas eleições do referendo do desarmamento, em 2005, e nos 1º e 2º turnos, no ano passado, na 22ª Zona Eleitoral. Somente em Sinop, 1.895 podem perder seus títulos.

Além deste município, pertencem à comarca, que é a maior do Estado com cerca de 96 mil eleitores, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Claudia, União do Sul. O prazo para regularização vai até 26 de abril. Segundo o chefe do cartório José Hamilton Pexe, o eleitor deve apresentar documento de identificação, o título de eleitor, e, se tiver, comprovantes da última votação ou justificativas dos três últimos turnos.

Para se regularizar o faltoso também deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por cada eleição que não votou. A relação dos nomes está disponível no cartório eleitoral. Se não se regularizar no prazo e tiver o título cancelado, o eleitor deverá, além de pagar a multa, solicitar a emissão de um novo documento. Em todo o Estado, a Justiça Eleitoral identificou 50.537 eleitores que correm o risco de terem os títulos cancelados.

As sanções para quem não regularizar a situação são o impedimento de tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgãos públicos, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, e, se for servidor público, não receber o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239563/visualizar/