Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 28 de Fevereiro de 2007 às 10:27

    Imprimir


O vice-líder do PSDB na Câmara, deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) assina com o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) requerimento que pede a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas e conseqüências pela crise do sistema de tráfego aéreo brasileiro, chamado de “apagão aéreo”, bem como a responsabilidade do governo federal na condução da crise que há quatro meses tira o sono e os compromissos de muitos brasileiros.

Macris lamenta que o problema venha se acumulando, sem solução desde o início em outubro do ano passado. “Precisamos saber se houve negligência da administração Lula na condução do chamado apagão aéreo, até mesmo para apontar caminhos e investimentos necessários para resolver o problema", afirmou.

O requerimento cita que os problemas de tráfego aéreo no País vêm causando transtornos à população tanto em conseqüência de atrasos e cancelamentos de vôos, quanto sobre a atividade econômica, assim como em outras situações mais graves como impedimentos de cirurgias e transplantes. Lembra ainda que um levantamento de auditoria do Tribunal de Contas da União , de 12 de dezembro de 2006, aponta que teria havido retenção de R$ 523,5 milhões para os Centros Integrados de Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), “contrariando a convicção do governo de que não faltaram recursos para impedir a crise aérea”.

Às vésperas do Carnaval, foram registrados atrasos de mais de 45 minutos em 31% dos vôos, segundo dados divulgados à tarde pela Infraero (estatal que administra os aeroportos) e na terça-feira (20/02) houve cancelamento e tranqüilidade por falta de passageiros. "As companhias aéreas não conseguem atender a demanda e muitos estão desistindo de se utilizar deste tipo de transporte, que acaba gerando atrasos nos compromissos e prejuízos”. Deputado Macris acrescenta que também há total falta de estrutura por parte da Infraero para solucionar o impasse criado no tráfego aéreo brasileiro.

Para Macris, caso o governo Lula continue agindo sem muita preocupação em relação aos obstáculos observados na aviação, em pouco tempo o País enfrentará situação ainda mais desastrosa. "E o que é pior: com conseqüências graves para a economia nacional. Essa incapacidade do Planalto em conduzir a crise nos aeroportos deverá levar a um quadro explosivo".

CONGONHAS

Problemas enfrentados no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, amplamente divulgados pela mídia, segundo Macris também devem receber tratamento de urgência pelo governo Lula. “Ter mais usuário do que poderia ter, pistas danificadas que nas chuvas atrapalham a rotina dos passageiros e recursos mal gerenciados são motivos suficientes para levar o aeroporto da maior metrópole do País a um desastre que faz parte do caos aéreo nacional e tem de ser resolvido”, conclui.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239566/visualizar/