PCCS muda perfil dos servidores de Cuiabá
O desenvolvimento da carreira baseado em programas de qualificação profissional; o aproveitamento de cursos técnicos, de graduação e de extensão para implementação salarial; e a implantação de cursos de aperfeiçoamento são alguns dos itens do PCCS que vão estimular o servidor público municipal a ampliar seus conhecimentos na área em que atua e melhorar os serviços prestados à comunidade.
A implantação da progressão na carreira é inédita no Poder Executivo em Cuiabá. Com o PCCS, o salário também será fortalecido com a incorporação de nove gratificações, que servirão de base de cálculo para aumentar o valor da aposentaria, férias e 13º salário. Os direitos adquiridos serão mantidos e incorporados ao patrimônio pessoal do servidor.
Mas a preocupação com o funcionário de carreira vai além do fortalecimento do salário, levando esses servidores a fazer parte dos núcleos de decisão, o que também é inédito no poder público municipal. O PCCS prevê a criação de 300 funções de confiança exclusivas para servidores do quadro efetivo, com valores salariais que variam entre R$ 150 a R$ 500. É a primeira vez que uma gestão valoriza e se compromete com os servidores de carreira.
CONCURSO PÚBLICO - O prefeito Wilson Santos afirmou que praticamente 70% das vagas do concurso público que a Prefeitura de Cuiabá fará entre abril e maio deste ano, serão destinadas para a saúde pública. Só para o setor serão 669 vagas. A prefeitura ainda não iniciou o processo de inscrições para o concurso, porque ele está condicionado à aprovação do PCCS pela Câmara de Vereadores de Cuiabá. Os novos servidores já serão efetivados de acordo com os critérios do PCCS. A prefeitura de Cuiabá não realiza concurso público há 15 anos.
Comentários