Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 16:36

    Imprimir


A tônica das discussões do 12º Fórum de Secretários de Fazenda do Centro – Oeste e Norte, encerrado nesta sexta-feira (23) em Cuiabá, foi em torno de uma proposta única para fortalecer os Estados que compõem as regiões. Dentre os assuntos debatidos, os mais relevantes foram sobre pacto federativo, reforma tributária, desenvolvimento regional e descumprimento de preceitos constitucionais por parte da União.

Segundo o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Waldir Júlio Teis, o fórum está buscando nos 11 Estados que formam as regiões, os pleitos comuns junto ao Governo Federal e ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “Temos percebido o quanto é difícil os Estados menores terem voz, somos engolidos pelos Estados maiores. Nosso encontro visa justamente isso, ou seja, buscar a coesão de interesses e reduzir as desigualdades regionais”.

Também participaram do fórum os secretários de Fazenda Oton Nascimento Júnior (GO), Luis Tacca Junior (DF), José Raimundo Barreto Trindade (PA) e Dorival Roriz Coelho (TO), e os representantes Gilberto Cavalcante (MS), José Genaro de Andrade (RO) e Joel Nogueira Rodrigues (AP), além do senador mato-grossense Jonas Pinheiro (PFL), do deputado Federal Valtenir Pereira (PSB-MT) e de representantes da senadora Lúcia Vânia (GO).

Conforme as proposições da pauta debatida durante os dois dias pelos técnicos dos diversos Estados, no final foram deliberados 15 pontos a serem executados pelos Estados presentes no Fórum, com uma data a ser seguida, conforme segue abaixo:

1) Frente Parlamentar do Centro Oeste (FPCO):

Deliberação: Convite aos parlamentares da região Norte para integrar a FPCO para fortalecimento das discussões. Ações: O presidente da FPCO formulará o convite aos senadores e deputados federais da região Norte, até 15 de março.

2) Agenda com parlamentares para atualização dos pontos de interesses das regiões Centro-Oeste e Norte:

Deliberação: Cada Estado, através do secretário de Fazenda, vai reunir com parlamentares de seu Estado até 15 de março. Ações: Apresentar histórico e expectativas futuras.

3) Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste:

Deliberação: Avaliação do documento até próxima reunião do Fórum. Cada Estado deverá avaliar o documento. Aproximação com o Ministério da Integração

4) Reforma Tributaria:

Proposta do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros: na agenda da próxima semana, os Estados membros do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros (GO, MT e PA) vão manifestar que a proposta que se pretende apresentar no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em Natal, não tem a chancela dos Estados.

Proposta Virgílio Guimarães (Aglutinativa PEC 285/2005): cada Estado vai avaliar o impacto da nova proposta.

Proposta do Governo Federal a ser apresentada aos governadores no dia 6 de março: receber a proposta e solicitar uma agenda de debates; e ofertar princípios aos governadores de rediscussão do pacto federativo, preservação da competência Legislativa dos Estados, convalidação e manutenção dos benefícios fiscais, participação dos Estados nos Tributos Federais, transição gradual, ressarcimento de perdas e solução da questão dos créditos acumulados do ICMS. Pontos definidos na agenda dos governadores do dia 29 de janeiro.

5) Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz):

Revisão do quorum, definição de critérios econômicos de avaliação de propostas e definição de sanções aos Estados.

6) Compensação das exportações e regulamentação do artigo 91 do ADCT-CF:

- Coeficientes para distribuição dos valores do Orçamento 2007, apuração do excedente de arrecadação federal de 2006 e compilação de documentos para eventual ação judicial;

- encaminhamentos sobre a parcela do auxílio às exportações devidas em face do excedente de arrecadação federal de 2006 (MP 328/06);

- artigo 91 do ADCT-CF: Planilha de cálculos GT-47 - critério justo previamente definido e com regra de transição; exportação (peso maior), balança comercial e crédito ativo; e PLP 365/06 (Sandro Mabel) - defender votação imediata na Câmara Federal (manifestação dos governadores e das bancadas); e defender aprovação junto ao Governo Federal.

7) Convalidação dos Incentivos Fiscais (PC 200/06):

- Aprovação da PC substitutiva do Fórum CO-RO e TO; - Goiás vai apresentar substitutiva, incluindo os critérios de apreciação e rejeição de proposta, e também um prazo para elaborar proposta de alteração da LC 24 nela incluindo sanção;

- Avaliação da possibilidade de inclusão de cláusula que fixe alíquota interestadual nacionalmente uniforme na remessa e retorno de bens não produzidos na localidade; e - Adequação da PC a mais recente versão da PEC 285/2004.

8) Impetração de ação dos Estados da região no que se refere ao descumprimento do Art. 42 da ADCT-CF:

- Goiás – O assunto está na Procuradoria Geral do Estado (PGE) de Goiás; - Até 10 de março de 2007 as PGE’s dos Estados devem protocolar ação no STF; e - Até 5 de março de 2007 o Estado de Goiás vai distribuir a minuta da ação.

9) Contrato de ajuste fiscal – rediscussão da dívida dos Estados:

- Respeito ao contrato – prazo de 30 anos para pagamento da dívida. Evitar pagamento antecipado; - Pacto, considerando os investimentos em infra-estrutura como fórmula de pagamento da dívida: questionamento judicial do contrato, busca privada – securitização da dívida – Febraban, e substituição da caução.

10) Comércio Eletrônico:

Apresentar a Emenda Constitucional elaborada por Goiás.

11) Regulamentação do artigo 43 do ADCT-CF:

Projeto arquivado pela não reeleição do deputado autor.

12) Inventário dos dispositivos constitucionais pendentes de regulamentação de interesse da região.

13) Micro-empresa:

- Apresentação das dificuldades de implementação até julho de 2007; - Proposta de adiamento para entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2008; - Elaboração de documento com as dificuldades de implementação a ser entregue aos membros do CGSN e CONFAZ; e - Compensação das perdas de arrecadação a partir de 1 de julho de 2007.

14) Programa de Aceleração do Crescimento (PAC):

- 1 de março de 2007 – informar parlamentares - 6 de março de 2007 – agenda do presidente com os governadores

15) Royalties:

- Ajuste da Base de Cálculo e alíquotas sem energia elétrica e minerais; e - Compensação aos Estados.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240314/visualizar/