Deputado Maluf quer audiência para discutir Unemat em VG
O deputado aguarda, no entanto, a aprovação do requerimento para marcar data e hora do evento, previsto para ocorrer nas dependências do legislativo municipal.
Maluf argumenta que a iniciativa pretende buscar alternativas para a efetivação da Lei Complementar nº 61, de 29 de junho de 1999, que visa atender a uma ausência estatal diante de uma demanda reprimida no ciclo do ensino público e gratuito de 3º grau no Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande e na região da “Baixada Cuiabana”.
O evento deve contar com a presença do reitor da UNEMAT Taisir Mahmudo Karim; professores da instituição; reitores de estabelecimentos públicos e privados de ensino de 3º grau; prefeitos de Cuiabá, Várzea Grande e das unidades municipais da “Baixada Cuiabana”, além de secretários estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia; secretários municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande; vereadores das duas cidades, representantes estudantis de outros segmentos sociais.
“Singularmente, o ensino de 3º grau, ou universitário, pode ser ofertado pela competência pública (federal, estadual e municipal) e pela iniciativa privada”, disse o deputado.
Maluf entende que é de justiça reconhecer a importância e o alcance social da atuação da Unemat, como veículo e instrumento difusor da educação, cultura, pesquisa, ciência e tecnologia, notadamente pelo seu processo de interiorização. O parlamentar lamenta que, no entanto, haja neste contexto de presença e atuação, uma lacuna que merece ser discutida e debatida em busca da solução almejada. “Existe previsão legal para o encaminhamento direcionando a resolução de tão importante assunto”, afirmou o deputado.
Comentários