Turmas de Cuiabá e Sinop têm vagas disponíveis em curso do Senar
Os interessados em participar da edição 2013 do Programa Especial "Governança e Sucessão Familiar", que iniciará turmas em abril em Sinop (dias 10 e 11) e Cuiabá (dias 12 e 13), podem se inscrever entrando em contato com a colaboradora Zelma Batista, através do telefone (65) 3928-5809 ou pelo e-mail zelma@senarmt.org.br.
O programa foi idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), instituição ligada à USP (Universidade de São Paulo).
O objetivo do programa é proporcionar o desenvolvimento de herdeiros, sócios e gestores a lidar com os desafios da longevidade das empresas de controle familiar do meio rural de Mato Grosso.
As turmas são formadas por duas pessoas de cada propriedade (pai e filho, por exemplo). São permitidas até 15 propriedades, totalizando 30 participantes.
De acordo com o analista do Senar, Eduardo Silveira, em 2012 o programa foi realizado apenas em Cuiabá, mas devido a pujança do agronegócio da região norte, este ano, será promovido também em Sinop. O Sucessão Familiar é sem custo para os participantes, tem 64 horas de carga horária e continua sendo ministrado em seis módulos.
Conteúdo
Em 2013, os encontros ocorrerão primeiro em Sinop e depois em Cuiabá, sempre na mesma semana. "O início está programado para o dia 10 e 11 de abril em Sinop e 12 e 13, em Cuiabá", destacou Silveira se referindo ao Módulo "Governança e Sucessão Corporativa: Conceitos e Aplicações nas Empresas Familiares", ministrado pelo professor Dr. Cláudio Antônio Pereira Machado Filho, da Universidade de São Paulo (USP).
Machado Filho possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1997) e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (2002). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA-USP).
Os outros módulos programados são:
- Processo Sucessório: Abordagem Comportamental, com Ana Rita Schlatter;
- Estratégia: Conceitos e Aplicações em Empresas Familiares do Agronegócio, com Tiago Fischer Ferreira;
- Governança e Sucessão em Empresas Familiares: Aspectos Legais, com Gustavo Passarelli;
- Planejamento Tributário e Contábil: Desafios da Empresa, com Ricardo Velloso;
- Finanças: Avaliação e Crescimento do Negócio Familiar, com Uriel Rotta.
Comentários