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Politica Brasil
Quarta - 21 de Fevereiro de 2007 às 18:33

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O deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), protocolou na mesa diretora da Câmara dos Deputados um requerimento para que seja encaminhado ao ministro dos transportes, a federalização da rodovia MT-100. Segundo o parlamentar mato-grossense, a federalização dessa rodovia irá interligar a região do Araguaia às principais vias de escoamento da região Centro-Oeste brasileiro, sendo, portanto de interesse estratégico para o País fazer essa interligação, isto porque a MT-100 margeia o Estado de Goiás interligando as BRs 364, 158, 070 e a BR 242, que fazem a ligação com a Hidrovia Araguaia – Tocantins, ou seja, realizam a ligação intermodal com as ferrovias Norte Sul e Ferro Norte.

O trecho para ser federalizado compreende uma distância de 586 quilômetros e pode tornar-se um corredor de exportação importantíssimo no estado, além disso, na rodovia MT-100 existem várias cidades com um índice de desenvolvimento humano muito baixo, consequentemente essa federalização integrará esses municípios carentes de investimentos públicos a uma malha rodoviária importante, proporcionando desenvolvimento, geração de emprego e renda aos moradores desses municípios.

Segundo Wellington Fagundes, a federalização da rodovia MT-100 pode alterar consideravelmente o sistema modal do Centro-Oeste. O trecho da rodovia para ser federalizado, liga as cidades de Cocalinho, passando por Barra do Garças indo até a cidade de Alto Araguaia, ambas no Estado do Mato Grosso, nessa última está localizado o terminal de cargas da Ferro Norte, dessa forma a rodovia mostra-se uma alternativa viável para escoar toda a produção do Vale do Araguaia para o porto de Santos, por outro lado subindo pela BR 158 será possível escoar a safra pela Ferrovia Norte Sul.

Nesse mesmo sentido, a BR 070 e a BR 364, outras duas importantes rodovias federais que cortam o Estado, inevitavelmente incorporarão a MT 100, ambas fazem ligação do Estado de Goiás ao Norte do País passando por Cuiabá, sendo, portanto de interesse estratégico para o País fazer essa interligação. Outro dado relevante segundo Fagundes é que a Rodovia BR 158 – MT/PA já está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento para pavimentação do trecho Ribeirão Cascalheira.





Fonte: O Documento

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