Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 20:37

    Imprimir


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, em todo o país, a proibição da manipulação de todos os medicamentos à base de Hoodia Gordonii. O produto é um extrato vegetal, originário da África, e tem sido utilizado popularmente como inibidor de fome e sede, mas não possui registro na Anvisa. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).

Os estudos científicos sobre a substância Hoodia gordonii não constataram sua eficácia e segurança. Por isso, o produto não possui registro como medicamento em nenhum país do mundo. Não há como assegurar a ação do produto, tampouco a ausência de riscos para quem consumir o vegetal, informa a Anvisa.

Estão proibidas, também, as propagandas de produtos à base de Hoodia Gordonii, veiculadas em todos os meios de comunicação. A Anvisa constatou que alguns sites estão promovendo e vendendo o produto como medicamento, prática que configura crime, do ponto de vista sanitário. A suspensão da propaganda dos produtos a base de Hoodia Gordonii foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (152).

O anúncio do produto se tornou comum nas vendas pela internet --e uma moda de compra principalmente entre mulheres que pretendem perder alguns quilos.

"Adesivos de Hoodia gordonii, um tira-fome natural extremamente eficaz, utilizado desde numerosas gerações pelos nativos da África do Sul. Forneço para 30 dias", citava um anúncio.

A Hoodia gordonii é uma planta da família apocynaceae, espécie que possui talos suculentos como na família dos cactos. O vegetal, de flores exuberantes e cheiro forte, é típico da África do Sul ao sul de Angola, passando pela Namíbia.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241477/visualizar/