Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 10:02

    Imprimir


A Coréia do Norte celebra nesta sexta-feira o aniversário de 65 anos de seu líder Kim Jong Il, em meio às negociações entre seis partes para dar fim às ambições nucleares do país.

No dia do aniversário de Jong Il, que é um dos principais feriados nacionais do país, os norte-coreanos costumam receber benefícios extras, tais como alimentos. No entanto, não ficou claro se este costume se repetirá nesta ano, devido à falta crônica de comida e às sanções impostas pela ONU a Pyongyang após o teste nuclear realizado em 9 de outubro.

Em um acordo selado em Pequim nesta terça-feira (13), o regime comunista norte-coreano concordou em encerrar as atividades em seu principal reator nuclear e permitir que equipes da ONU voltem a realizar inspeções nas instalações do país dentro de 60 dias.

Em troca, o país --que sofre de escassez de eletricidade-- deve receber um benefício de 50 mil toneladas em combustível --o equivalente a US$ 300 milhões-- dos outros seis países que participam das negociações -- Estados Unidos, Coréia do Sul, Rússia, China e Japão.

Em uma carta de congratulações a Jong Il por seu aniversário, o gabinete norte-coreano, o partido governista, o Parlamento e o Exército prometeram defender o país dos EUA.

"Todo o Exército Popular e o povo manterão a mobilização em resposta ao imperialismo americano, e irão destruir sem piedade o inimigo que ouse lançar uma guerra", informou a agência de notícias oficial coreana, citando trechos da carta.

Nas celebrações para o aniversário, a mídia norte-coreana relatou um clima festivo no país, com performances e exibições em Pyongyang e em outras partes do país. Assim como em outros feriados nacionais, grupos de civis e soldados visitaram uma estátua gigante do pai de Jong Il, Kim Il Sung, na capital para deixar flores.

Em imagens exibidas na TV estatal, norte-coreanos vestidos com Hanbok --traje colorido tradicional do país-- e roupas ocidentais se aglomeraram na praça de Il Sung para celebrar.

Jong Il ainda não nomeou um sucessor para seu cargo, causando especulações a respeito de qual de seus filhos assumirá a liderança do país --a única monarquia comunista do mundo.

O premiê japonês, Shinzo Abe, cujo país enfrenta tensão com a Coréia do Norte devido a denúncias de seqüestros de japoneses para serem transformados em espiões, aproveitou o aniversário de Il Jong para pedir que o líder norte-coreano respeite o acordo nuclear.

"Para que a data do aniversário seja positiva, espero que a Coréia do Norte implemente o que os parceiros decidiram nas conversas entre seis partes", afirmou Abe nesta quinta-feira.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o Partido Comunista Chinês enviaram mensagens de congratulação a Il Jong em seu aniversário, de acordo com a agência de notícias KCNA.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241618/visualizar/