Homero Pereira é titular na Comissão de Agricultura
No Congresso Nacional as comissões parlamentares permanentes têm funções legislativas e fiscalizadoras na forma definida na Constituição Federal e nos seus Regimentos Internos. No cumprimento dessas duas funções básicas, de elaboração das leis e de acompanhamento das ações administrativas, no âmbito do Poder Executivo, as Comissões promovem, também, debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse.
Na agricultura, de acordo com o deputado, uma das questões de relevância e um desafio para os membros da comissão é incluir no Plano de Crescimento Econômico (PAC) ações que contemplem investimentos na atividade agrícola. Outras questões a serem levadas para discussão são a perda de renda no campo e o endividamento do produtor.
“Estou no segmento rural há muitos anos e serei um defensor da agricultura familiar e empresarial em relação aos problemas estruturantes e conjunturais buscando o fortalecimento dessas frentes de trabalho fundamentais para a economia de Mato Grosso”, ponderou Pereira.
Meio ambiente: Homero integra Frente Parlamentar Ambientalista
O deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Homero Pereira é integrante da Frente Parlamentar Ambientalista (FPA), instalada na quarta-feira (14-02) na Câmara. Homero Pereira (PR/MT) vai concentrar esforço na redução do efeito estufa juntamente a outros mais de 250 parlamentares que também compõem a Frente.
O objetivo da FPA é unificar e concentrar as discussões sobre as questões ambientais do país com foco na redução do aquecimento global. Para tanto, prometem apoiar políticas públicas, programas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável em diversas e diferentes regiões brasileiras.
O deputado Homero afirma que sua participação será de levar aos debates o ponto de vista do setor produtivo em relação aos recursos naturais dos quais eles dependem diretamente para a geração de renda e emprego.
Segundo o parlamentar, apesar dos produtores serem parte importante nessa questão sempre foram deixados de lado nas discussões ambientalistas. “Queremos dar visibilidade às opiniões do segmento. Os agricultores estão dispostos a contribuir e têm muitas proposições para melhorar a relação do homem com o meio ambiente”, afirmou Homero.
Presente na cerimônia, a ministra Marina Silva destacou que problemas ambientais devem ser enfrentados de forma global, mas isso não diminui a importância das iniciativas locais.
Durante a reunião foi assinado acordo técnico entre a Câmara e a Fundação SOS Mata Atlântica para a realização de ações para a redução das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa. Essa parceria prevê o plantio de árvores pela Câmara para neutralizar os efeitos da emissão de carbono gerada pela frota de veículos da Casa (iniciativa relacionada ao 1º Parlamento Carbono Neutro). Também será implantado o programa Ecocamarada, que vai treinar voluntários para ações na área ambiental.
Após a assinatura do acordo, ocorreu debate sobre mudanças climáticas e sobre a proposta de criação de uma comissão externa para acompanhar assuntos que envolvem o aquecimento do planeta e de uma Secretaria Especial do Clima ligada à Presidência da República.
Comentários