Chico Daltro planeja metas e ações na Ciência e Tecnologia
"O ideal é que as pesquisas a serem desenvolvidas, sempre que possível, tenham a ótica da inclusão social. Que elas sirvam de instrumento para indicar soluções exequíveis nos diversos setores produtivos, beneficiando comunidades e gerando oportunidades a quem mais precisa", afirmou Daltro. Segundo o secretário, um exemplo disso foi a assinatura, no final de janeiro, de um convênio com a Unemat que ampliou em mais 50 o número de vagas para o curso superior de educação indígena.
Daltro disse também que, tão logo o Orçamento do Estado comece a ser executado, a pasta definirá os editais para financiamentos de pesquisas. "Além dos cursos profissionalizantes, bolsas de mestrado e doutorado e convênios, a pesquisa é um dos carros-chefes do setor, pois permite aos pesquisadores desenvolver suas teses e apontar soluções para o desenvolvimento de Mato Grosso".
O secretário afirmou que irá fortalecer a cooperação técnica entre as universidades e buscar linhas de financiamentos junto ao governo federal e empresas nacionais. "Existem muitas oportunidades de otimizarmos o trabalho da pasta e aproximá-la da realidade dos cidadãos. Pretendemos viabilizar, por exemplo, novos projetos relacionados às populações pantaneiras, indígenas e de garimpos", destacou Chico Daltro.
Comentários