Daltinho abre caminho no Vale dos Esquecidos
Com 32 municípios e um universo de cerca de 340 mil habitantes e 210 mil eleitores, o Araguaia é uma região extensa. De ponta a ponta (Alto Taquari a Vila Rica) são cerca de 1,2 mil km. A região é carente de infra-estrutura. Neste período chuvoso, por exemplo, muitas estradas ficam interditadas, isolando municípios. Há um mês a ponte na BR-070 sobre o rio Garças, em Barra do Garças, impede tráfego de veículos de cargas, o que acaba isolando Mato Grosso de Goiás.
Para Daltinho, as principais reivindicações do Araguaia estão na área de infra-estrutura. Considera primordial a pavimentação de quase 400 km da BR-158 (Ribeirão Cascalheira à divisa com Pará), o asfaltamento dos 270 km da MT-100 (Barra do Garças a Alto Araguaia) e a concretização da MT-242 (Cocalinho-Água Boa), cujo trecho hoje de estrada de chão deve ser federalizado. Na primeira audiência como deputado, Daltinho reclamou ao governador da saúde pública na região, para quem se transformou num caos. Aponta problemas de gestão, inclusive por parte de vários prefeitos. Disse que o Estado deveria investir mais no setor, mas reconhece que grande parte dos gestores dos municípios do Araguaia não priorizam a saúde e até cometem atos de improbidade. "O Estado não pode pôr dinheiro num sumidouro. Temos enfrentado problemas de gestão e isso dificulta o atendimento à população". Enfatizou que Blairo Maggi se mostra preocupado e disposto a levar o governo a dar maior atenção ao Araguaia. "Lembro todo dia do Araguaia e não vai ser mais Vale dos Esquecidos. Para o governo não esquecer (da região), eu o lembro todo dia".
Na avaliação do deputado e empresário, o que mais o preocupa é a sensação de estar falando sozinho. Conta que há 30 dias vem alertando sobre o isolamento da região e da necessidade de se construir e colocar em funcionamento uma balsa em Barra do Garças. Reclama que já recorreu às autoridades responsáveis nos âmbitos do governo estadual e federal, por meio do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), e seu pedido simplesmente é ignorado. "Infelizmente, por motivos os quais não sabemos até agora, nenhuma providência foi tomada. Preferem deixar toda a estrutura montada lá (em Barra do Garças) e investir numa obra cara de 60 km da MT-100 para atender a demanda por causa do desvio do tráfego de veículos e simplesmente não viabilizam a balsa para amenizar o quadro de isolamento". O governador ficou de visitar a região para verificar in loco as demandas da população.
Daltinho tomou gosto pela política. Nas eleições de 2004, concorreu e perdeu a Prefeitura de Barra do Garças. No ano passado, conseguiu se eleger deputado com 24.631 votos. Agora, já pensa em concorrer, de novo, a prefeitura.
Comentários