Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Fevereiro de 2007 às 18:11

    Imprimir


As câmeras da Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM) do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), instaladas em março de 2006 no centro da Capital têm contribuído significativamente para a diminuição do índice de criminalidade e garantido maior segurança para a população cuiabana.

Entre os casos mais freqüentes captados pelas nove câmeras, estão os roubos, furtos, acidentes de trânsito e flagrantes de vias de fato. Em 2006, foram registrados 16 casos de detenção, dois registros de flagrantes de tráficos de entorpecentes, e ainda dois casos de roubos a pessoas nas saídas de agências bancárias. Nesses casos, o material roubado foi apreendido por policiais militares.

E em 2007, seis pessoas foram detidas por furtos a estabelecimentos comerciais e houve um caso de flagrante por tráfico de entorpecentes. Entre outros casos de furto à veículos, posse ilegal de armas de fogo e ainda roubos de fiação de energia elétrica.

Além dos casos de apreensão por roubos e furtos são registrados casos graves como incêndios em prédios comerciais e em veículos, que foram combatidos rapidamente após uma comunicação ágil ao Corpo de Bombeiros do Estado, através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).

O controle da vigilância é realizado 24 horas por dia, por 10 policiais devidamente capacitados operacional e tecnicamente, por uma empresa especializada no ramo de Segurança Eletrônica. Além da Vigilância Eletrônica do centro de Cuiabá o CIOSP ainda é responsável pela segurança do prédio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (SEJUSP).

O objetivo maior deste trabalho é inibir atos ilícitos em locais públicos e identificar os responsáveis e, a partir daí, agir com rapidez no atendimento de situações suspeitas ou de emergência nos locais monitorados. A vigilância em tempo integral, ajuda ainda a evitar ações criminosas através de abordagens preventivas, melhorando os indicadores de violência em pontos críticos da cidade. O sistema permite também a otimização do uso das viaturas em atendimento, auxiliar viaturas e policiais em perseguições e ainda reduzir custos com o policiamento ostensivo.

De acordo com o coordenador do CIOSP, major Eduardo Luiz Silva dos Santos, “com quase um ano de funcionamento alcançamos um resultado positivo. De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado houve uma redução de aproximadamente 37% dos casos de crimes ocorridos com mais freqüência no centro de Cuiabá”. Essa pesquisa foi feita pelo tenente coronel, Clarindo Alves Castro, autor do Projeto de Vigilância Eletrônica Monitorada.

VIGILÂNCIA ELETRÔNICA MONITORADA – Instalada em março de 2006, a Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM) é uma solução tecnológica de monitoramento à distância, com o objetivo de inibir a prática de crimes e apoiar as ações de investigação. A base de monitoramento localiza-se no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que possui toda a infra-estrutura de alta disponibilidade e de comunicação necessária à solução de vigilância eletrônica monitorada.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241967/visualizar/