Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Fevereiro de 2007 às 13:47

    Imprimir


O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) voltou a cobrar mais investimentos à Educação. Ele defende que um maior investimento no setor diminuirá, significativamente, o alto índice de violência no Estado. O pedido foi feito durante a sabatina do secretário de Segurança Pública, Carlos Brito. Riva também pediu mudanças no Código Penal e melhorias nas cadeias públicas do Estado.

“Quero melhorar os recursos para as áreas da segurança e educação”, disse, ao destacar que a proposta, de sua autoria, que autoriza a Loteria do Estado de Mato Grosso a exploração de modalidades lotéricas assegura recursos para as atividades ligadas ao bem estar social, ao desenvolvimento do desporto e do lazer.

O deputado Gilmar Fabris (PFL) defendeu mais investimentos para a Coordenadoria de Inteligência da Sejusp. Ele disse que a participação da sociedade por meio de denúncias também contribuirá com o trabalho da entidade para diminuir o índice de violência e crimes.

Neste momento, os deputados continuam fazendo os questionamentos para o secretário Carlos Brito, que em seguida, responderá a cada uma das perguntas. A pedido do deputado Percival Muniz (PPS), todos os 24 deputados presentes na sessão receberam cópias do relatório da Sejusp apresentado por Brito.

Durante a sabatina do secretário Carlos Brito nesta quarta-feira (14), o deputado Daltinho (PMDB) destacou a necessidade de se ampliar as discussões sobre a desativação de batalhões, e ainda, sobre a proposta de se liberar o efetivo da PM que trabalha em setores burocráticos dos Poderes Constituídos.

O parlamentar Ademir Brunetto (PT),questionou o secretário sobre as medidas de prevenção e controle da criminalidade no nortão de Mato Grosso. Brunetto pediu a reativação do Comando Regional de Alta Floresta, tendo em vista a demanda da região. “O secretário Carlos Brito tem meu aval para promover as mudanças que forem necessárias. Entretanto, é preciso voltar ´os olhos´ para a situação da região norte, que ficou desamparada com as medidas adotadas pelo governo”, declarou.

Diante do efetivo apresentado pelo secretário Carlos Brito, o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB), chamou atenção para a necessidade de rediscutir a situação dos policiais que estão à disposição de outros órgãos. Para isso, o parlamentar sugeriu a criação da Policia Carcerária, que permitiria o trabalho exclusivo de PM´s no policiamento ostensivo e policiamento de presídios.

Dados apresentados pela Sejusp apontam que fazem o policiamento em todo o Estado, 3.739 policiais, enquanto o ideal seria 11.400 PM´s. O efetivo contabiliza 6.453; outros 802 estão afastados e 572 estão à disposição. “As mudanças tem que ser feitas. É preciso garantir estrutura para o cidadão, mesmo que a princípio haja resistência”, explicou Pátio.

O deputado Ságuas Moraes(PT) destacou a necessidade de revisão quanto à desativação do Batalhão Ambiental. O petista explicou que devido a area do Pantanal e a fronteira com a Bolívia, o Estado fica desprotegido.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242045/visualizar/