Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 29 de Março de 2013 às 13:42

    Imprimir


Dois garimpos foram fechados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) na região de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá). As ações fazem parte da operação “Jungle 2”, que tem como principal objetivo coibir o desmatamento ilegal. 

Além do fechamento das dragas, os fiscais apreenderam mais de R$ 1,7 milhão em equipamentos e aplicaram R$ 732 mil em multas. Em um dos garimpos, fechado em 14 de março, cinco pessoas foram presas em flagrante. 

A fiscalização das áreas de garimpo, na faixa de fronteira com a Bolívia, contou com agentes do Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. 

As áreas sofreram embargo e foram apreendidos três caminhões, quatro pás carregadeiras, uma retroescavadeira, diversos geradores, motores estacionários, motores elétricos com moinhos e outros equipamentos utilizados na degradação ambiental. 

Os fiscais do Ibama constataram o descumprimento de embargo de um garimpo, que já havia sido autuado em agosto de 2012 e que estava com suas atividades embargadas, e lavraram novos autos de infração para os responsáveis. 

Os bens apreendidos pelo Ibama e pela Polícia Federal foram retirados dos autuados e depositados junto às prefeituras dos municípios de Pontes e Lacerda e de Conquista D"Oeste. 

Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, "as forças federais que atuam no Mato Grosso não darão trégua as crimes ambientais". 

Dados do Ibama mostram que nos últimos cinco anos, mais de 80 garimpos ilegais foram desativados em Mato Grosso, no sul do Pará e no Amazonas. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24207/visualizar/