Riva propõe Dia da Cidadania em Mato Grosso
A proposta do parlamentar foi apresentada ao plenário na sessão noturna de terça-feira (14).
“Betinho” fundou em 1986 a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids - ABIA, uma das primeiras instituições do país constituída para a defesa pela organização dos direitos das pessoas portadoras do vírus HIV.
“A instituição do Dia da Cidadania, além de relembrar a data de nascimento de tão ilustre brasileiro, objetiva principalmente esclarecer a população sobre os seus direitos”, diz Riva.
As doações conseguidas serão destinadas a entidades que ofereçam assistência à população carente e objetiva, principalmente, esclarecer sobre os seus direitos. “Pretendemos também, mostrar às pessoas que existem muitos direitos, constitucionalmente protegidos, a serem conquistados e respeitados”, lembra Riva.
Doente e abalado com a morte de seus irmãos (Henfil e Chico Mário), Betinho nunca abandonou a militância política. Nascido em 3 de novembro de 1936 morreu aos 61 anos, em 9 de agosto de 1997. O seu sentido político maior tinha por objetivo final a promoção da cidadania, do direito ao emprego e da luta pela terra.
Betinho adquiriu notoriedade como o incansável coordenador da “Ação pela Cidadania contra a Fome e a Miséria”, que pretendia ir além de um movimento social de caráter assistencialista. Símbolo da determinação e do trabalho incansável pela cidadania, pela restauração da verdadeira democracia participativa, pela valorização da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade injusta.
“Apesar de as pessoas que aqui vivem terem verdadeiro espirito de solidariedade, este dia será mais um instrumento para ampliarmos esta virtude e assim praticarmos mais ações sociais”, considera Riva.
Comentários