Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 19:36

    Imprimir


Teve início esta manhã mais um arrastão de limpeza e combate a dengue em Sorriso. Desde ás 8 horas, equipes de endemia e vigilância sanitária, em conjunto com os funcionários da secretaria de Obras e Educação, estão percorrendo os bairros Benjamin Raiser e Bom Jesus dando prosseguimento às ações de combate ao mosquito da dengue no município.

À partir de quarta-feira (14), até a sexta-feira, o arrastão percorrerá todo centro sul do município. A administração municipal pede a colaboração de toda população para que retire todo resíduo que estiver acumulado em seu quintal e ponha na calçada para que o caminhão de lixo possa recolher, e pede ainda, e que recebam bem os agentes de saúde em sua residência.

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito é o principal vetor da doença e pica apenas durante o dia. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. Porém, os únicos encontrados em Sorriso são os 1 e 2. A dengue do tipo 3, ainda não identificada no município é a mais perigosa, chamada dengue hemorrágica.

Os sintomas são os mesmos da dengue comum. Apesar do nome “hemorrágica” o principal perigo da dengue tipo 3 não são os sangramentos, mas a pressão arterial muito baixa, o que leva a pessoa a sofrer um choque. Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes, já que existem no mundo quatro tipos do vírus da dengue. “Cada vez que a pessoa tem dengue por um tipo de vírus, fica permanentemente protegida contra novas infecções por aquele tipo. Sendo assim, em Sorriso este número baixa para duas vezes por pessoa, pois esse é o número máximo de vírus encontrado no município”, explica o coordenador de vigilância ambiental, Marcelo de Oliveira.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242427/visualizar/