Hemocentro faz campanha de doação de sangue em Cuiabá
Uma unidade móvel Hemocentro será instalada na AL para fazer a coleta do sangue. No local, o Programa Estadual DST/AIDS fará um trabalho de orientação, conscientização, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a entrega de preservativos aos funcionários deste Poder.
Regras para doação
Antes da doação de sangue é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH; se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de Chagas, Malária ou HIV.
Caso for constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da Secretaria de Estado de Saúde ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.
O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe, resfriado ou Doenças Sexualmente Transmissíveis e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.
Informações:3901-6283/ 6310
Comentários