Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Fevereiro de 2007 às 16:34

    Imprimir


O presidente do Indea - Instituto de Defesa Agropecuária-, Decio Coutinho, disse, agora há pouco, no seminário Nortão, dificuldades, desafios e soluções, em Sinop, que o Mercado Comum Europeu ainda não respondeu as inúmeras cobranças para que o Nortão seja habilitado para exportar carne. Ele destacou que todas as exigências estão sendo cumpridas, não há focos de aftosa e que a habilitação para exporação bovina para a Europa é vital para o setor agropecuário do Nortão.

" Se este credenciamento não for viabilizado logo, vemos o risco da pecuária mato-grossense, especial da região Norte, entrar em colapso", afirmou Coutinho, em palestra para cerca de 500 pessoas e assistida também pelo governador Blairo Maggi, os senadores Jaime Campos e Jonas Pinheiro, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores.

Ele explicou que, em 2005, a Comunidade Européia requereu do Brasil a implantação de um plano de recuperação da produção sanitária para aftosa, especialmente no Mato Grosso do Sul e Paraná, devido a surgimento de focos de aftosa, e que fosse implantado de forma segura o Sisbov". As exigências, de acordo com Coutinho, estão sendo atendidas pelo governo federal e a região de Sinop a Guarantã do Norte, incluindo Juara, continuam aguardando credenciamento. Rondônia, Minas Gerais e Acre também pleiteiam credenciamento.

O Indea confirmou que a população bovina de Mato Grosso é de 13 milhões nos municípios da área não habilitada.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242942/visualizar/