Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Fevereiro de 2007 às 14:46

    Imprimir


O Vinde e Vede maior evento religioso do Centro Oeste, em 2007 completa a 21ª edição, ano da emancipação. Os organizadores prometem muitas novidades e garantem que será um evento bem marcante com muita inovação, voltado, principalmente, para os jovens. Com o tema “Jovem! O 21º Vinde e Vede é para você”, o evento será realizado durante o carnaval, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, a partir das 12h00, no Estádio José Fragelli ‘Verdão’, em Cuiabá MT. Também será comemorado os 40 anos do surgimento da Renovação Carismática Católica – RCC, precursora do Vinde e Vede.

A juventude será a protagonista da evangelização no 21º Vinde e Vede. “Jovem evangeliza jovem e faz tudo com muita paixão”, enfatiza Dom Milton Santos, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser), com aproximadamente 800 brasileiros com idade entre 15 e 24 anos, 98% acreditam em Deus. Entre os jovens que seguem alguma religião, 33% escolheram por decisão pessoal, independentemente da preferência familiar. Com isso percebe-se que atualmente é muito mais uma questão de escolha pessoal do que era antigamente, quando a garotada ia à igreja por imposição familiar. Além do que a religião também promove a integração social entre eles.

Dom Milton Santos disse que o 21º Vinde e Vede será a visibilidade do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá. “O evento será a expressão da grande Assembléia Geral que iniciamos no dia 10 de junho de 2004 na solenidade de Corpus Christi. Queremos ser uma Arquidiocese-Net: uma relação de pessoas em rede, isto é, pessoas que na família, na comunidade, na paróquia e na Arquidiocese vivem em ‘casa e escola da comunhão”, destaca o Arcebispo.

Muitas músicas e coreografias estão sendo preparadas, com ritmos e passos bem acelerados, no pique da juventude. Logo no primeiro dia do evento (18) a pregação será realizada pelo padre Reginaldo Albuquerque - Palmas –TO. Na segunda-feira (19) a pregação ficará sob a responsabilidade de Juninho da Comunidade Ide - São José do Rio Preto-SP. As atividades deste dia serão encerradas com um grande Cenáculo coordenado pelo Movimento Sacerdotal Mariano – MSM com a presença do padre Stefano Gobbi que vem da Itália especialmente para o evento.

No encerramento, terça-feira (20), a primeira pregação abordará o tema ‘Família - Igreja Doméstica - Juventude e Evangelização’, com o pregador Juninho. Na seqüência as pregações serão de responsabilidade do Padre Paulo Ricardo. Durante a programação do último dia haverá ainda um momento muito especial - o lançamento da 44ª Campanha da Fraternidade com o tema ‘Fraternidade e Amazônia’ e o lema ‘Vida e Missão neste chão’.

“Estamos vivendo o Projeto Nacional de Evangelização ‘Queremos ver Jesus: Caminho, Verdade e Vida’, dedicando 2007 em Mato Grosso, com as Dioceses do Regional, como o ‘Ano da Família Cristã, Igreja Doméstica’, dando ênfase maior à Juventude e Evangelização”, ressalta Dom Milton.

Além de renovar a fé durante o carnaval as pessoas ainda vão concorrer ao sorteio de um carro Fiat Mille Fire 0 KM e duas motos. Para participar basta adquirir o cupom do sorteio no valor de R$ 3,00, em todas às Paróquias de Cuiabá e Várzea Grande ou na livraria Bom Pastor, localizada na rua 13 de junho. O valor arrecadado será destinado para pagar parte dos custos do evento.

O 21º Vinde e Vede é realizado pela Arquidiocese de Cuiabá, Renovação Carismática Católica e Movimento Sacerdotal Mariano. De acordo com os organizadores, está previsto um público de mais de 200 mil fiéis nos três dias do encontro espiritual.

Renovação Carismática Católica - RCC

Exatamente nos dias de carnaval - de 17 a 19 de fevereiro de 1967, em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, num encontro de final de semana nasceu a Renovação Carismática Católica - RCC no mundo. Dois professores leigos de teologia, de Duquesne, Ralph Kefer e Bill Storey, começaram uma busca espiritual.

Eles planejaram então um encontro de fim-de-semana para vários amigos, a fim de buscarem o derramamento do Espírito Santo na Igreja Católica. Com o passar do tempo, esse encontro foi apelidado de "o fim-de-semana de Duquesne". Depois o movimento ganhou o nome de ‘Católicos Pentecostais’. Por volta de 1974, o movimento abandonou o termo "pentecostal" por outro mais neutro: "carismático", para não ser confundido com os pentecostais mais antigos.

No Brasil, o movimento carismático chegou em 1974, em Campinas – SP, através dos padres jesuítas, entre eles o padre Harold J. Rahm. De Campinas a RCC se espalhou para todo o Brasil. O crescimento do movimento se deu rapidamente entre os católicos abrindo caminho na busca por mais fiéis. Desde então conquistou muitos adeptos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242981/visualizar/