Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Fevereiro de 2007 às 06:55

    Imprimir


Estagiários e Técnicos da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) assistiram palestras e receberam, durante a tarde desta quinta-feira (08.02), orientações dos representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este treinamento já faz parte do calendário do Projeto Anvisa, um convênio firmado com o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon-MT) com o objetivo de informar, prevenir e defender o consumidor das peculiaridades do comércio de medicamentos.

Num primeiro momento, Bruno César Almeida de Abreu, gerente de Monitoramento de Mercado da Anvisa, explicou sobre a estrutura do órgão e o crescimento dos medicamentos genéricos no mercado desde seu surgimento até então.

Em seguida, Maria Ilca Moitinho, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, tratou do funcionamento do Sistema onde os dados da pesquisa serão computados. A pesquisa consiste no mapeamento das farmácias e drogarias de Cuiabá e Várzea Grande, bem como o cadastro e monitoramento do preço dos medicamentos ofertados. Ela será feita pelos fiscais e estagiários durante os 12 meses de execução do Projeto Anvisa.

O lançamento oficial do Projeto Anvisa está previsto para o próximo dia 27 de fevereiro. De acordo com o calendário já aprovado, entre fevereiro de 2007 e fevereiro de 2008, serão ministradas 79 palestras em 22 municípios de Mato Grosso, atingindo um público de 15.900 pessoas.

Serão confeccionados, ainda, seis banners e cartazes, duas faixas, 10 mil imãs e adesivos, além de uniformes para os fiscias e bonés e camisetas de brindes para os alunos que assistirão às palestras. O Procon-MT e Anvisa trabalham em conjunto na publicação de cartilhas, folders e demais materiais educativos para ampliar o número de consumidores orientados quanto aos direitos do consumidor e do uso correto dos medicamentos.

Ao fim de suas atividades, o Projeto Anvisa fica responsável em produzir relatórios sobre a disponibilidade dos medicamentos genéricos e as práticas de vendas adotadas pelas farmácias e drogarias do Estado para facilitar a fiscalização.





Fonte: Assessoria/ Procon-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243115/visualizar/