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Empresários de Cuiabá participam de palestras sobre atendimento ao público
Difundir conceitos básicos da excelência no atendimento sob os aspectos comportamentais e técnicos, orientar a compreensão de custos, despesas e preço de vendas e auxiliar no planejamento e análise do fluxo financeiro são algumas das reflexões que os 100 comerciantes do centro histórico de Cuiabá conferem no Ciclo de Palestras ministrado desde terça-feira (06), terminando nesta sexta-feira, 09/02, com a palestra Atendimento Eficaz, apresentada no primeiro dia do ciclo, que acontece na Associação Comercial de Cuiabá.
“As discussões me ajudaram a refletir sobre a importância da qualidade no atendimento, de sermos sempre mais do que o cliente espera para conseguirmos cativá-los”, declara Ana Maria Pizzato, gerente de uma livraria. “Outro aspecto muito interessante despertado na palestra foi a necessidade de conhecermos bem o nosso produto, nós até renovamos uma dinâmica, adotada na empresa, de reservar a cada funcionário 30 minutos por dia para que ele possa conhecer um livro. Agora, além de fortificar esta prática, nós vamos dar seqüência à dinâmica nos reunindo uma vez por semana para discutir sobre a leitura que fizemos durante a semana”, acrescenta.
Além do estímulo a mudanças no atendimento, as palestras “Entendendo Custos, Despesas e Preço de Vendas” e “Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência” incentivaram a reflexão e o aprimoramento de técnicas administrativas por meio de exemplo de descuidos ou erros comuns, cometidos pelo setor administrativo, falhas que, apesar de serem simples, influenciam diretamente na sobrevivência e crescimento do empreendimento.
“Eu trabalho com fluxo de caixa há muito tempo e já participei de várias discussões sobre o assunto, mas mesmo assim, hoje pude detectar algumas brechas que posso me atentar mais, como a renovação no cenário do meu negócio com a organização do caixa, melhorar o aumento de caixa de vendas, entre outros”, sintetiza Ozair Nunes Bezerra, dono de duas lojas de aviamentos, que atua há 30 anos na capital.
O ciclo de palestras faz parte do projeto Varejo que Dá Certo, coordenado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Federação dos Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Associação Comercial de Cuiabá (ACC),Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Prefeitura Municipal de Cuiabá, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Secretaria Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rede Cemat, Sicred, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.
E, para quem pretende aprofundar mais nos temas discutidos durante o Ciclo de Palestras, será oferecido, de 12 a 14/03, o curso Técnicas de Vendas, também na Associação Comercial de Cuiabá, com 12 horas, voltado para empresários e demais profissionais de área de vendas.
“As discussões me ajudaram a refletir sobre a importância da qualidade no atendimento, de sermos sempre mais do que o cliente espera para conseguirmos cativá-los”, declara Ana Maria Pizzato, gerente de uma livraria. “Outro aspecto muito interessante despertado na palestra foi a necessidade de conhecermos bem o nosso produto, nós até renovamos uma dinâmica, adotada na empresa, de reservar a cada funcionário 30 minutos por dia para que ele possa conhecer um livro. Agora, além de fortificar esta prática, nós vamos dar seqüência à dinâmica nos reunindo uma vez por semana para discutir sobre a leitura que fizemos durante a semana”, acrescenta.
Além do estímulo a mudanças no atendimento, as palestras “Entendendo Custos, Despesas e Preço de Vendas” e “Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência” incentivaram a reflexão e o aprimoramento de técnicas administrativas por meio de exemplo de descuidos ou erros comuns, cometidos pelo setor administrativo, falhas que, apesar de serem simples, influenciam diretamente na sobrevivência e crescimento do empreendimento.
“Eu trabalho com fluxo de caixa há muito tempo e já participei de várias discussões sobre o assunto, mas mesmo assim, hoje pude detectar algumas brechas que posso me atentar mais, como a renovação no cenário do meu negócio com a organização do caixa, melhorar o aumento de caixa de vendas, entre outros”, sintetiza Ozair Nunes Bezerra, dono de duas lojas de aviamentos, que atua há 30 anos na capital.
O ciclo de palestras faz parte do projeto Varejo que Dá Certo, coordenado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Federação dos Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Associação Comercial de Cuiabá (ACC),Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Prefeitura Municipal de Cuiabá, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Secretaria Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rede Cemat, Sicred, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.
E, para quem pretende aprofundar mais nos temas discutidos durante o Ciclo de Palestras, será oferecido, de 12 a 14/03, o curso Técnicas de Vendas, também na Associação Comercial de Cuiabá, com 12 horas, voltado para empresários e demais profissionais de área de vendas.
Fonte:
24HorasNews
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243180/visualizar/
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