Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 15:32

    Imprimir


A AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios) iniciou este ano um trabalho de produção do diagnóstico econômico e social de 13 municípios de Mato Grosso. O trabalho começou na região Norte através do levantamento das cadeias produtivas de 11 cidades que compõem o Consórcio Vale da Amazônia. A pesquisa está sendo realizada pela Coordenação de Desenvolvimento Econômico da instituição. Através do diagnóstico foram identificadas as cadeias produtivas que serão trabalhadas pelo consórcio na região.

São elas: a bacia leiteira como cadeia principal, já que o grupo de municípios forma a maior bacia leiteira do Estado, com uma produção que chega a 300 mil litros/dia. Como cadeias secundárias foram identificadas a piscicultura, o biodiesel e a fruticultura. De início, os produtores irão trabalhar com as cadeias do caju e maracujá, mas a acerola, o abacaxi e frutas nativas da Amazônia como o açaí e cupuaçu também estão nos planos do consórcio. “Com o trabalho foi possível identificar também as potencialidades específicas de cada município”, explicou o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos.

Em Colíder, por exemplo, a potencialidade específica é o couro, na cidade de Guarantã do Norte o artesanato, em Itaúba a castanha do Pará, nos municípios de Marcelândia, Santa Helena e Terra Nova do Norte o guaraná. O açúcar mascavo está presente em Nova Guarita e em Peixoto de Azevedo e Matupá o potencial específico é a piscicultura.

As potencialidades específicas são atividades presentes nas cidades, porém realizadas em pequena escala e sem agregação de valor. “Se essas potencialidades forem fomentadas de forma adequada podem ser transformadas no arranjo produtivo local, o que vai envolver todas as peças participantes desse processo. O arranjo produtivo envolve produtores, passa pelos prestadores de serviço, como borracheiros e costureiras e chega ao industrial tendo como destino final a exportação”, explicou o coordenador do Desenvolvimento Econômico da AMM, Farid Tenório.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243191/visualizar/