Poderes definem metas para o meio ambiente
Buscando meios que possam efetivamente conciliar as atividades administrativas e medidas justas à sociedade mato-grossense, as propostas apontam para um grande avanço no setor. “Com vontade política e espírito empreendedor poderemos mudar alguns conceitos implantados pelas gestões passadas destes órgãos. A imagem da sociedade em relação à Sema e ao Ibama, por exemplo, tem melhorado”, considerou Riva – membro titular da Comissão de Meio Ambiente e Recurso Hídricos da Assembléia.
O secretário Daldegan informou que recentemente foi assinado termo que institui a Sala de Situação. O sistema irá atuar com fiscalização compartilhada entre as Policias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Estadual e Federal na prevenção e combate aos crimes praticados contra a natureza. “A ação conjunta consta com o Pacto Federativo, mas na ausência da União o Estado deve promover a ordem”, explicou o secretário ressaltando que a junção de esforços irá melhorar a fiscalização ambiental. “Estaremos sintonizados em todas as ações”.
Algumas situações colocadas pelas autoridades serão apresentadas no seminário ‘Nortão: Dificuldades, Desafios, Soluções’ que acontece nesta sexta-feira (09) na cidade de Sinop. O deputado Riva será o mediador da palestra enfocando o ‘cenário ambiental em Mato Grosso’, proferida por Luiz Henrique Daldegan e Yugo Marcelo - representante do Ibama.
O superintende do Ibama, Paulo Maia, se mostrou simpático às propostas e ressaltou que deve também haver responsabilidade e empatia mútuas. “Tem de ter uma relação minimamente respeitosa entre os gestores chefes e os funcionários de carreira. Não adianta, se hoje sou o superintende e Daldegan o secretário, iniciarmos uma boa ação como esta e amanhã quando sairmos o projeto ir por água abaixo. Isto que estamos propondo deve perpetuar”, considera.
Comentários