Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 17:32

    Imprimir


Os auditores da Receita Federal fazem amanhã uma paralisação de 24 horas em protesto à decisão do órgão de reduzir as gratificações dos servidores porque as metas de aumento de arrecadação não foram atingidas.

Os cerca de 8.500 auditores fiscais são responsáveis por verificar as informações prestadas por contribuintes em relações a tributos como o IR e o Imposto de Importação, entre outros. A paralisação da categoria pode atrasar o desembaraço de mercadorias em portos e aeroportos, por exemplo.

Para os auditores, a gratificação pode ser equivalente a até 95% do salário-base. Segundo Carlos André Nogueira, presidente da Unafisco (o sindicato dos auditores), a Receita reduziu em R$ 14 a gratificação de janeiro e vai reduzir em R$ 600 a de fevereiro devido à arrecadação abaixo da meta em novembro e dezembro do ano passado.

Nogueira disse que os auditores já procuraram os ministros da Fazenda e do Planejamento para explicar que as metas não foram atingidas porque a Petrobras aumentou o pagamento de juros sobre capital próprio e contribuiu com menos IR e Cofins no final do ano passado.

Além disso, ele afirma que os auditores não podem ser responsabilizados pelo fraco crescimento da economia, que reduz a arrecadação tributária.

"Houve aumento da arrecadação no ano passado, a meta que era muito alta", disse.

O presidente da Unafisco afirmou que os auditores decidiram em assembléias realizadas na noite de ontem realizar a paralisação. Com quase 90% dos votos computados, 73% aprovaram o protesto.

Caso não haja uma resposta dos ministérios, Nogueira não descarta que a categoria entre em greve por tempo indeterminado.

Procurada, a assessoria de imprensa da Receita Federal informou que não se manifesta sobre paralisações de servidores.

Já os técnicos da Receita, que também tiveram suas gratificações reduzidas em janeiro, informaram que apostam em um acordo com o governo até o final deste mês e que ainda não cogitam fazer greve.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243387/visualizar/