Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 15:44

    Imprimir


Um comitiva governamental poderá ir à Índia em abril. A viagem faz parte uma agenda que o governador Blairo Maggi está preparando para este segundo mandato, em que constam algumas viagens de trabalho ao exterior, entre elas esta visita à Índia.

O objetivo da viagem da comitiva do governo à Índia é buscar intercâmbios em diversas áreas, entre elas a industrial, a comercial, de infra-estrutura, agronegócio (principalmente no setor sucro-alcooleiro). "Porque a Índia é um grande importador desses produtos; e também no setor do turismo. Queremos promover o potencial econômico do Estado de Mato Grosso como um todo", destacou o secretário-adjunto da Casa Civil, Jefferson de Castro Júnior

A Índia hoje é a quarta economia mundial em termos de paridade de poder de compra, com quase 300 milhões de pessoas que formam um grande mercado de consumo. Possui, assim, o mercado potencial que o governo do Estado de Mato Grosso precisa para atender à meta de crescimento de 10% ao ano.

Sobre a provável data da viagem, o secretário-adjunto observou que as discussões ainda prosseguem, mas já há um indicador no sentido de que ela possa ocorrer na segunda quinzena de abril, de 13 até dia 23 de abril e duraria cerca de oito dias. Ele revelou também que os contatos estão sendo realizados com a chancelaria da Índia, em Brasília.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e deputado federal, Homero Pereira, esta é uma viagem estratégica e muito importante. "Mato Grosso tem que estar se inserindo cada vez mais no mercado internacional, porque nós temos um potencial enorme de produção e precisamos ir atrás de parceiros comerciais. A Índia é um país que cresce 10% ao ano, que já tem 200 milhões de consumidores de alto nível, e então não podemos perder um parceiro comercial como este", avaliou.

União Européia - Existe a possibilidade de aproveitar a viagem à Índia e montar também uma agenda para a Europa. Seria uma semana na Índia e uma semana na Europa, que também é um bloco comercial estratégico para Mato Grosso, sendo hoje o maior comprador de produtos de Mato Grosso, como carne, algodão, madeira, soja e demais produtos. "Temos que passar pela União Européia, até porque nós temos que habilitar 50% do território e do rebanho de Mato Grosso para a exportação para lá, pois 13 milhões de cabeças de gado ainda não estão habilitadas para a exportação", afirmou Homero.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243420/visualizar/