Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 13:58

    Imprimir


Estabelecer relação integrada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama); instituição de uma agenda pró ativa; critérios de responsabilidade mútua quando das ações desencadeadas por iniciativa de cada órgão; interiorização maior ao órgão fiscalizador; incentivos à capacitação técnica dos servidores e co-relação ampliada entre as duas instituições e o Legislativo, estão sendo tratados como prerrogativas para este ano de 2007 na área ambiental. Estas propostas foram pontuadas entre o secretário Luiz Henrique Daldegan, o superintende do Ibama/MT, Paulo Maia e o deputado José Riva, primeiro-secretário da AL/MT.

Buscando meios que possam efetivamente conciliar as atividades administrativas resultando em medidas justas à sociedade mato-grossense, as propostas apontam para um grande avanço no setor. “Com vontade política e espirito empreendedor poderemos mudar alguns conceitos implantados pelas gestões passadas destes órgãos. A imagem da sociedade em relação a Sema e Ibama, por exemplo, tem melhorado”, considera Riva – membro titular da Comissão de Meio Ambiente e Recurso Hídricos da Assembléia.

O secretário Daldegan informou que recentemente foi assinado termo que institui a Sala de Situação. O sistema irá atuar com fiscalização compartilhada entre as policias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Estadual e Federal na prevenção e combate aos crimes praticados contra a natureza. “A ação conjunta consta com o Pacto Federativo, mas na ausência da União o Estado deve promover a ordem”, explica o secretário ressaltando que: “Vamos melhorar a fiscalização ambiental. Estaremos sintonizados em todas as ações”.

Algumas situações colocadas por estas autoridades em reunião no inicio desta semana serão apresentadas no seminário ‘Nortão: Dificuldades, Desafios, Soluções’ que acontece nesta sexta-feira, em Sinop. O deputado Riva, por exemplo, será o mediador da palestra enfocando o ‘Cenário ambiental em Mato Grosso’ a ser proferida por Luiz Henrique Daldegan e Yugo Marcelo - representante do Ibama.

O superintende do Ibama, Paulo Maia, se mostrou simpático as propostas e ressaltou que deve também haver responsabilidade e empatia mútuas. “Tem de ter uma relação minimamente respeitosa entre os gestores chefes e os funcionários de carreira. Não adianta, se hoje sou o superintende e Daldegan o secretário, iniciarmos uma boa ação como esta e amanhã quando sairmos o projeto ir por água abaixo. Isto que estamos propondo deve perpetuar”, considera.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243455/visualizar/