Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 13:31

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde pretende distribuir aproximadamente 40 mil preservativos durante a campanha Carnaval 2007. A intenção, explica a coordenadora da Educação em Saúde, Cíntia Nara Selhorst, é conscientizar o folião sobre a importância do sexo seguro no carnaval e muito mais que isso: convencê-lo a procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e se cadastrar para receber gratuita e freqüentemente o preservativo.

A programação da campanha envolve a realização de abordagens em pontos estratégicos da cidade onde as equipes distribuirão o “kit carnaval” composto por preservativos, porta-camisinhas, porta lixo para carros e diversos panfletos educativos. Nos shoppings e no Parque Mãe Bonifácia as pessoas ainda poderão receber orientações sobre o uso do preservativo e a respeito de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).

As abordagens serão feitas de 12 a 17 de fevereiro com a participação de equipes do Detran/MT, organizações não governamentais e estudantes sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

Uma das grandes preocupações da SES durante o carnaval é em relação à Aids. O secretário municipal de saúde, Olete Ventura, explica que a Aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que ataca o sistema imunológico da pessoa, destruindo os glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa do organismo contra doenças.

“Não se engane, aparência saudável não é garantia contra o HIV”, alerta o secretário, informando que para saber se a pessoa está com o vírus da Aids somente por meio de testes específicos. “Portanto, sexo somente com camisinha”, frisa o médico, ressaltando que mulher consciente deve ter sempre um preservativo em sua bolsa. “Afinal de contas, essa atitude não deve partir só do homem. Previna-se, use camisinha e brinque o carnaval”, orienta.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243471/visualizar/