Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 07:51

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PPS), entendendo a importância da capacitação e modernização do legislativo, anunciou que terá o Programa Interlegis como parceiro para a integração entre os Poderes Legislativos.

Segundo ele, através sob lema “modernizar por meio de novas tecnologias”, a AL MT estabeleceu como meta a informatização de todos os legislativos municipais, para os próximos dois anos. Através da Secretaria de Informática, a Casa deve se tornar ponto de referência em tecnologia para todo o legislativo mato-grossense.

O Programa Interlegis é um canal de comunicação lançado em 1997, pelo Senado Brasileiro e que vem interligando os Poderes Legislativos em todo o país, através de tecnologia de ponta. Desde então, uma parceria do Senado Federal Brasileiro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) possibilita a implementação do Projeto Piloto de Modernização dos Legislativos Brasileiros através de salas de teleconferências e multiuso.

Mato Grosso aderiu ao Interlegis em 2000, quando o então presidente da Assembléia Legislativa, Humberto Bosaipo, assinou o convênio. Na oportunidade, a AL MT foi agraciada com laboratório de informática, para capacitação de funcionários e sala de vídeo conferência, integrando a Assembléia de Mato Grosso com todos os parlamentos da confederação, incluindo Câmara dos Deputados e Senado Federal.

De acordo com o Gerente de Interlegis da AL MT, Humberto Bosaipo Sobrinho, desde a adesão do Programa Interlegis, Mato Grosso foi agraciado, além da sede do parlamento estadual, com a informatização de duas Câmaras Municipais, nas cidades de Rondonópolis e Cáceres.

Esta semana a Câmara Municipal de Barra do Garças ganha a informatização. Para 2007, segundo Sobrinho, está previsto a liberação de kits de informatização para 500 legislativos em todo o País. Apesar de não ter uma definição, a expectativa é de que Mato Grosso seja contemplado com a informatização de todas as cidades pólos.

Cada Câmara receberá dois servidores, seis micro-computadores, todos os periféricos de rede, um portal e um sistema de controle de processos legislativos. ”Todo esse equipamento possibilita maior transparência das câmaras junto à população”, avalia Sobrinho.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243567/visualizar/