Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Fevereiro de 2007 às 16:23

    Imprimir


Que axé music que nada! Trio elétrico, nem pensar. Escola de samba? Tô fora! A autêntica folia da Baixada Cuiabana é movida a muito siriri e cururu na comunidade ribeirinha de Varginha, a mais animada do planeta. Nada menos que três grupos vão embalar os quatro dias da festa, que oficialmente começa no sábado, 17.

Mas a festança em Varginha já está rolando desde o início do mês, com os ensaios. Neste domingo tem mais ensaio, a partir das 15 horas, no Centro Comunitário. A entrada é franca.

"O Carnaval da Varginha, pode se dizer, é diferente de outros lugares. Porque nosso Carnaval consiste na valorização de nossas manifestações culturais, o cururu e o siriri. É uma tradição que começou pelos primeiros moradores da comunidade, os senhores Pedrão e Augustinho", explica Eder Amorim, um dos organizadores da festa.

Éder observa que em todos os lugares do Brasil e do mundo onde o Carnaval é mais famoso, isto acontece porque as comunidades valorizam suas próprias manifestações culturais,em especial suas danças e músicas. "Em Pernambuco é o frevo e o maracatu. No Maranhão é o bumba-meu-boi e outros ritmos. Na Bahia são os afoxés, o axé, o trio elétrico e outros ritmos. No Rio de Janeiro é o samba, o pagode. E por aí vai...", pontua ele. "Então, achamos que devemos valorizar o que é nosso e fazer um Carnaval autêntico e animado", acrescenta.

Desde que foi criado pelos pioneiros, o Carnaval em Varginha acontece às noites embalado pelo cururu e durante o dia, pelo siriri. "E é tocado de casa em casa por toda a comunidade, como é de costume", explica Éder. "O mais importante é que os grupos folclóricos da comunidade, Siriema, Renovação e o Grupo da Melhor Idade, além de crianças, jovens e idosos, todos participam em uma harmonia só, brincando se divertindo e fazendo o que é mais importante, zelando pela nossa cultura", complementa.

O Carnaval em Varginha é realizada pelos festeiros, que são escolhido no último dia do Carnaval do ano anterior. "Os festeiros de 2007 são Andrelina Domingas de Amorim e Luiz Monge, que em nome dos demais, convidam a todos para participar do nosso Carnaval", informa Éder. A festa começará oficialmente no dia 17 (Sábado), às 20 hs, com a subida do mastro, seguida de reza e depois muito cururu. E segue nos demais dias, até dia 20 (terça-feira), sempre começando às 14 horas, com Siriri e à noite, o cururu.

Varginha fica a 27 km de Cuiabá, localizada no município de Santo Antonio de Leverger. A comunidade tem cerca de 1.000 habitantes e há mais de 50 anos vem mantendo vivas as suas tradições, como por exemplo, festas de santo, rezas tradicionais, além do Carnaval popular, que é realizado todos os anos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243676/visualizar/