Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 06 de Fevereiro de 2007 às 09:23

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes, confirmou que o governo brasileiro pretende cooperar com a Bolívia para controlar os focos de febre aftosa no país vizinho.

Segundo o ministro, na última sexta-feira (2), o embaixador brasileiro em La Paz se reuniu com a ministra do Desenvolvimento Rural e Agropecuário da Bolívia, Susana Rivera, a fim de oferecer o apoio brasileiro. Segundo Guedes, a ministra teria dito que aceitaria a ajuda brasileira.

"Colocamos à disposição a nossa experiência. Hoje (ontem) à tarde uma missão de técnicos brasileiros está indo (a Bolívia) para oferecer a colaboração do Ministério da Agricultura brasileiro ao ministério boliviano com vistas a controlar estes focos de febre aftosa”, disse Guedes.

Na última semana, o ministério também realizou uma reunião com fazendeiros dos quatro estados que fazem fronteira com a Bolívia para definir um plano emergencial de reforço às ações de fiscalização. A proposta é que, em parceria com o ministério, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia ampliem o número de barreiras fiscais agropecuárias na região.

No último dia 29, após saber da ocorrência de um foco de febre aftosa no Departamento de Santa Cruz, na Bolívia, o governo brasileiro proibiu a entrada de animais, produtos e subprodutos bolivianos em território brasileiro.

Amorim garantiu que a ação está de acordo com as prioridades brasileiras para o setor. “A nossa prioridade está muito clara. Temos de atuar muito fortemente na área de defesa sanitária, tanto vegetal, quanto animal. E, mais de imediato, temos de agir sobre a questão da aftosa”.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243802/visualizar/