Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Fevereiro de 2007 às 10:16

    Imprimir


O senador Jaime Campos (PFL) irá defender no Congresso Nacional a proposta apresentada pelo vice-governador Silval Barbosa (PMDB), quando era presidente da Assembléia Legislativa, de aumentar a participação dos municípios no bolo tributário para 25% nos próximos anos. Hoje, apesar de atender a grande maioria da população, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) representa apenas 14%.

"É preciso corrigir essa distorção", diz. Ex-prefeito (administrou Várzea Grande por três vezes) e ex-governador, Jaime Campos sabe perfeitamente as dificuldades que os municípios enfrentam por falta de recursos, especialmente para investimentos. Segundo ele, as prefeituras mal têm verbas para as contrapartidas necessárias para as obras feitas com recursos federal e estadual.

Esse fato faz com que os prefeitos se transformem em uma espécie de "pedinte" junto a União e peregrinem pelos Ministérios com "pires na mão". Para Campos, é preciso mudar essa situação e, na sua opinião, a proposta apresentada por Silval Barbosa é o primeiro passo para reverter esse quadro injusto.

Mas a solução, segundo ele, será possível somente com a reforma fiscal e tributária, quando será possível estabelecer um novo pacto federativo. "Hoje, 2/3 dos recursos arrecadados ficam com a União, quando, em verdade, os problemas estão nos municípios", observou, assinalando que é preciso buscar uma relação mais justa e evitar, dessa forma, os municípios de ficarem dependentes do governo federal.

Jaime Campos pretende também defender a reforma política, com ênfase à fidelidade partidária. Na sua opinião, o mandato deve ser do partido, e não do candidato como acontece hoje no Brasil. Ele se diz a favor do político, que trocar de agremiação, além de perder o mandato, ficar de quarentena por 4 anos, não podendo, nesse período, disputar cargos eletivos. Dessa forma, Campos acredita que haverá a valorização do partido, o que ajudará a diminuir os escândalos como Mensalão, Sanguessugas etc. "O Brasil precisa de partidos fortes para que a nossa democracia seja consolidada definitivamente".





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244046/visualizar/