Seduc visita 100 escolas do Estado e diagnostica infra-estrutura
Coordenada pelo secretário de Educação Luiz Antônio Pagot, a equipe formada pelos secretários adjunto de Gestão de Pessoas, Osvaldo Sobrinho, e de Estrutura Escolar, Ezequiel Fonseca, e o superintendente da Rede Física, engenheiro Hugo Szcypior, que verificou a situação da estrutura física e as providências a serem encaminhadas para dar funcionalidade às escolas.
A avaliação encaminhada junto com diretores das unidades escolares é detectar a possibilidade do que pode ser realizado de imediato e as obras que deverão ser feitas em longo prazo. Há escolas que não receberam qualquer reforma, apenas reparos emergenciais, como unidade Vereador Manoel Marinheiro. Para a diretora Edna Sueli Marinho, a vistoria realizada pela Seduc é fundamental, pois corrobora os relatórios de prioridades encaminhados à secretaria.
“Só mesmo vindo aqui e conferindo as nossas necessidades, dando atenção aos nossos pedidos é que a Seduc pode saber e avaliar o que deve ser encaminhado. Essa aproximação foi bastante útil nesse momento e estamos otimistas de que iremos conseguir fazer nossa reforma”, afirmou a diretora.
O secretário de Educação agradeceu em todas as escolas visitadas o empenho do corpo escolar em apontar as necessidades. Ele frisou que não fará promessas que a Seduc não tenha condições de atender. “Sem causar expectativas que depois não conseguiremos executar. Estamos trabalhando com a realidade e vendo o que é possível fazer de imediato e o que pode ser encaminhado com maior tempo. Não estamos prometendo o que não pode ser exeqüível”, observou Pagot ao lembrar que o Governo tem 157 obras em andamento somente na área educacional e que as prioridades estão sendo avaliados de acordo com o que há de recursos disponíveis.
Em todas as escolas, o secretário falou da importância na prestação de contas no prazo correto, para que as unidades recebam em dia os repasses de recursos do PDE, merenda e transporte escolar, recursos para os quais a Seduc já liberou a primeira parcela referente a 2007 já foi liberada.
Com o objetivo de descentralizar também as ações da Seduc, Pagot está apresentando a diretores e funcionários a nova estrutura da secretaria referente ao quadro de secretários-adjuntos. “Todos eles tem autonomia de decisões, cada um em uma área distinta de forma a dar funcionalidade nas ações, sem necessitar de uma decisão única. Cada problema de gestão de recursos humanos ou estrutura física ou política pedagógica tem agora um secretário especifico e capacitado para tal”, reforçou Pagot ao apresentar os adjuntos Osvaldo Sobrinho e Ezequiel Fonseca.
O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia, destacou a importância do trabalho ‘in loco’ da Seduc ao afirmar que as necessidades só podem ser realmente conferidas quando se detecta de perto o que cada escola, a comunidade que a envolve passa. “As necessidades quase são sempre as mesmas, problemas na estrutura física, que esperamos poder resolver com o trabalho conjunto do município e Estado”, destacou.
Em Tangará da Serra foram vistoriadas treze escolas, entre elas as obras da escola 29 de Novembro, um moderno prédio que dará lugar a mais antiga escola da cidade e terá capacidade para atender 1.800 alunos. Dentro das concepções do programa Escola Atrativa, o novo prédio é uma escola-modelo com 18 salas de aula, piscina, laboratório de informática, biblioteca, quadra de esportes e outras dependências administrativas.
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