Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Fevereiro de 2007 às 08:15

    Imprimir


A sanfoneira Enelinda Scala (PT), que foi uma pedra no sapato do ex-prefeito Roberto França, está de volta à vida pública, agora para fazer barulho na gestão do tucano Wilson Santos. Com a surpreendente vitória do então vereador Valtenir Pereira (PSB) a deputado federal, Enelinda reassume a cadeira na Câmara Municipal de Cuiabá. A petista tomou posse na quinta, junto com outros três (Deucimar Silva, Erlan Pereira e Edivá Alves), beneficiados com a eleição dos agora deputados estaduais Guilherme Maluf, Walter Rabello e Chica Nunes.

O foco de Enelinda é a saúde. Durante a gestão França ela tentou, sem êxito, criar uma CPI para apurar supostas irregularidades na área. Foi uma das poucas vozes opositoras no legislativo cuiabano. Agora, dois anos depois, o seu retorno, após a decepcionante votação para deputada federal (2.239 votos) no ano passado, reforça o bloco de oposição. Enelinda se junta ao colega petista Lúdio Cabral, que vem 'batendo duro' na atual administração, e aos parlamentares Domingos Sávio e Mário Lúcio (ambos PMDB) e Luiz Poção (sem partido). Devido às articulações políticas para o próximo ano, os três começam a se distanciar do prefeito.

Mesmo com a dança das cadeiras, Santos mantém apoio da maioria na Câmara. Dos 19 parlamentares, 11 são tidos como governistas. Além da petista Enelinda, retornaram à Câmara como titulares e, de imediato, voltaram a ocupar o primeiro escalão do prefeito os vereadores Levi de Andrade (PSDB) e Júlio Pinheiro (PDT), respectivamente, secretários do Meio Ambiente e Habitação. Levi assumiu a cadeira de Rabello, mas quem está no cargo hoje é o pastor Erlan Pereira da Silva (PMDB). Júlio também ganhou condição de titular da vaga, mas, como está no Executivo, o espaço é ocupado por Eronides Dias da Luz, o Nona (PDT). Deucimar Silva (PFL) volta a legislar no lugar de Maluf, assim como Edivá Alves (PSDB), na cadeira de Chica.

Com essas mudanças, a composição das bancadas na Câmara de Cuiabá ficou a seguinte: PPS, PMDB e PFL (3 vereadores cada), e PSDB e PT (2). Quatro legendas detêm uma vaga: PP, PSB, PDT e PTB. Dois parlamentares estão sem partido: Poção (ex-PMN e ex-PSDB) e Lutero Ponce (ex-PP).

Quem são os 19 vereadores cuiabanos:

Lutero Ponce (sem partido) – presidente

Luiz Poção (sem partido)

Lueci Ramos (PFL)

Luiz Marinho (PFL)

Deucimar Silva (PFL)

Edivá Alves (PSDB)

Permínio Pinto (PSDB)

Mário Lúcio (PMDB)

Domingos Sávio (PMDB)

Erlan Pereira (PMDB)

Lúdio Cabral (PT)

Enelinda Scala (PT)

Ivan Evangelista (PPS)

Francisco Vuolo (PPS)

Chico 2000 (PPS)

Eronides da Luz, o Nona (PDT)

Éden Capistrano (PSB)

Clovito Hugueney (PTB)

Marcus Fabrício (PP)





Fonte: RDNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244215/visualizar/