Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Janeiro de 2007 às 16:35

    Imprimir


O tema da Campanha da Fraternidade 2007 – Amazônia e Fraternidade, assim como o lema: "Vida e Missão neste Chão" refletem sobre as preocupantes questões ambiental e social que ameaçam o maior patrimônio natural do mundo, e podem levar à perda irreparável de inestimáveis riquezas humanas e culturais, não apenas para a população brasileira, mas para a humanidade.

A idéia do tema surgiu em 2002, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) constituiu a Comissão Episcopal para a Amazônia com o objetivo de ajudar toda a Igreja no Brasil a voltar os olhos para a Amazônia e a tomar consciência dos grandes desafios da evangelização naquela região. Pela primeira vez em 40 anos de existência, a Campanha da Fraternidade traz como tema uma região. Os problemas sociais e econômicos da Amazônia , agravados pela violência dos conflitos, serão discutidos em todo o país. E a abertura da campanha não será em Brasília como em outros anos, mas na capital paraense, no dia 1° de abril.

De acordo com o Frei Eliseu Aiolfi, desde 1964 que a Igreja Católica promove a Campanha da Fraternidade, sempre destacando temas relevantes na vida do povo de Deus, buscando uma constante renovação da missão da Igreja, contemplando a realidade social e situações existênciais do povo. “Os temas da campanha da fraternidade sempre destacam os três grandes biomas: serrado, floresta e pantanal. Nas campanhas anteriores já tivemos temas como, a fome, excluídos, política, desemprego, idosos, indígenas e outros. Nesse ano o objetivo é conhecer a realidade em que vivem os povos da Amazônia suas culturas, valor e agressões que sentem”, disse o frei, frisando que com a divulgação da realidade amazônica para o país a Igreja pretende mobilizar a sociedade organizada na busca por soluções. “Através da luz na palavra de Deus somos convidados a perceber a realidade do meio ambiente e dos povos da Amazônia, na perspectiva da dignidade presente nesta realidade”.

O frei informa ainda que nos dias 3 e 4 de fevereiro na casa de formação São Francisco de Assis a Paróquia Nossa Senhora Aparecida estará promovendo um curso sobre a campanha da fraternidade 2007, para os representantes e lideranças das comunidades “ Os freis Capuchinhos e o Conselho de Pastoral esperam desse encontro uma oportunidade para defender e promover a vida que se manifesta com tanta exuberância na Amazônia, pois a região representa para a Igreja um conjunto de desafios posto a sua ação evangelizadora”, conclui o frei.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244642/visualizar/