Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 29 de Janeiro de 2007 às 06:29

    Imprimir


Um estudo feito pela Visão Assessoria, Planejamento e Marketing sobre o resultado das eleições gerais de 2006 mostra que entre os cinco candidatos a deputado estadual mais votados em cada região do Estado, pelo menos um ficou como suplente. A exceção fica por conta das regiões Médio Norte e Sudoeste, onde dos cinco mais votados apenas dois foram eleitos e três ficaram como suplentes .

O levantamento foi feito dividindo Mato Grosso em sete regiões, sendo Araguaia, Baixada Cuiabana, Médio Norte, Norte, Noroeste, Sudoeste e Sul. A região do Araguaia é formada por 34 municípios e tem 219.814 eleitores. O Noroeste tem 12 municípios e 121.209 eleitores, tendo como maior cidade Juína. No Sudoeste são 20 cidades e 196.124 votantes. Na Baixada Cuiabana está a maior densidade eleitoral. São 581.268 eleitores divididos em 9 municípios. Na região Sul são 17 cidades, encabeçadas por Rondonópolis, com 269.942 eleitores. No Médio Norte são 18 cidades com 192.402 eleitores e no Norte, 31 municípios com 359.511 eleitores.

No Médio Norte, os três candidatos a deputado estadual que tiveram votação mais expressiva não conseguiram se eleger. Foram Wagner Ramos (PPS), Fábio Junqueira (PFL) e Jesur Cassol (PPS). Ramos,que é quarto suplente de estadual na atual legislatura que termina depois de amanhã, obteve 19.115 votos e ficou como primeiro suplente. Ele faz parte de um grupo de quatro suplentes que recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cassar o diploma do deputado estadual eleito Percival Muniz (PPS). Se tiver um julgamento favorável e o diploma de Muniz for cassado, Wagner Ramos será alçado à condição de eleito.

Fábio Junqueira é professor, foi vice-prefeito e candidato a prefeito de Tangará da Serra na eleição passada. Jesur Cassol é ex-prefeito de Campo Novo do Parecis. Na região Médio Norte, dos cinco mais votados somente dois se elegeram deputado estadual, José Riva e Campos Neto, ambos do PP.

No Sudoeste, também três dos cinco mais votados ficaram apenas como suplentes. Mas o candidato mais votado está eleito, é Airton Rondina, o Português (PP). Ele teve 18.957 votos. Túlio Fontes (PFL), Carlos Azambuja (PP) e Wilson Kishi (PP) ficaram como suplentes. Fontes é ex-prefeito de Cáceres. Kishi foi secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer, é vereador em Cáceres e concluiu no início deste ano um mandato de presidente da Câmara Municipal.

Além do Português, entre os cinco mais votados da região Sudoeste está José Riva.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245107/visualizar/