Repórter News - reporternews.com.br
Consórcio rodoviário na MT-242 servirá de modelo para outras regiões
Em funcionamento desde o mês de dezembro, a praça de pedágio instalada na MT-242 entre Sorriso e Ipiranga do Norte, a primeira de Mato Grosso, registrou o trânsito de 25 mil veículos e arrecadou um montante de cerca de R$ 80 mil, que já estão nos cofres do Estado e estão sendo revertidos para a manutenção da rodovia. Os dados foram apresentados ao governador Blairo Maggi na manhã desta sexta-feira (26.01), durante visita ao local.
O trecho de asfalto de 75 km entre os dois municípios foi construído por meio de um consórcio rodoviário, em decorrência disso foi montada a Associação Pró-asfalto de Sorriso e Ipiranga do Norte (Apasi), responsável pela administração da praça de pedágio e balança localizada a 5 km de Sorriso. O Estado fez a imprimação, drenagem superficial e pavimentação do trecho. A associação fez a terraplenagem, base, sub-base e a regularização de leito.
Maggi destacou que o Estado ainda está aprendendo a trabalhar com esta modalidade, mas reforçou ser uma tendência a implantação da praça de pedágio em outras rodovias de Mato Grosso. Ele vistoriou o trabalho da Apasi, conheceu os números e sistema de funcionamento.
Veículos abaixo de 1.500 kg, automóvel de passeio e carros oficiais não pagam. O valor fixado para o pedágio é de uma Unidade Tarifária de Pedágio (UTP), de R$ 0,0535 por eixo, a cada quilômetro de rodovia. Conforme informações da Apasi são cobrados R$ 3,50 por eixo. Segundo o presidente da Associação Pró-asfalto, Darci Ferrarim, os isentos representam 46% em número de veículos e 29% em arrecadação.
Os membros da Apasi, que contribuíram com a construção da estrada recebem um cartão com bônus no valor investido e terão este montante abatido no pedágio. “Aqueles que contribuíram na construção da estrada não podem ser prejudicados, eles têm o desconto e os que não contribuíram ajudam na conservação de uma boa estrada”, disse o governador.
Na opinião de produtores e prefeitos da região, a melhor opção foi o pedágio. Ilberto Effting, prefeito de Ipiranga do Norte (450 km ao Norte de Cuiabá), disse que depois da construção deste trecho de asfalto foi possível se deslocar de Sorriso a Ipiranga do Norte em 45 minutos, antes disso o mesmo percurso era feito em três horas. “As pessoas pagam porque vale a pena, para andar numa boa estrada”, disse ele. Ele defende inclusive que a BR-163 tenha uma praça de pedágio.
Além da cobrança, a praça de pedágio faz a pesagem dos veículos de carga. A balança funciona no local desde o mês de maio do ano passado.
Outra praça de pedágio está sendo construída na MT-242, trecho entre Sorriso e Nova Ubiratã, onde foram construídos 83,3 km de estrada, também por meio de consórcio rodoviário. O Governo do Estado irá investir na praça de pedágio R$ 827 mil. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que destina 30% em habitação e 70% em obras rodoviárias.
A previsão para a praça entrar em operação será no mês de março; antes irá funcionar em caráter educativo.
Acompanharam o governador os secretários Clóves Vettorato (Especial em Projetos Estratégicos), Luiz Antônio Pagot (Educação), prefeitos da região e autoridades locais e regionais.
O trecho de asfalto de 75 km entre os dois municípios foi construído por meio de um consórcio rodoviário, em decorrência disso foi montada a Associação Pró-asfalto de Sorriso e Ipiranga do Norte (Apasi), responsável pela administração da praça de pedágio e balança localizada a 5 km de Sorriso. O Estado fez a imprimação, drenagem superficial e pavimentação do trecho. A associação fez a terraplenagem, base, sub-base e a regularização de leito.
Maggi destacou que o Estado ainda está aprendendo a trabalhar com esta modalidade, mas reforçou ser uma tendência a implantação da praça de pedágio em outras rodovias de Mato Grosso. Ele vistoriou o trabalho da Apasi, conheceu os números e sistema de funcionamento.
Veículos abaixo de 1.500 kg, automóvel de passeio e carros oficiais não pagam. O valor fixado para o pedágio é de uma Unidade Tarifária de Pedágio (UTP), de R$ 0,0535 por eixo, a cada quilômetro de rodovia. Conforme informações da Apasi são cobrados R$ 3,50 por eixo. Segundo o presidente da Associação Pró-asfalto, Darci Ferrarim, os isentos representam 46% em número de veículos e 29% em arrecadação.
Os membros da Apasi, que contribuíram com a construção da estrada recebem um cartão com bônus no valor investido e terão este montante abatido no pedágio. “Aqueles que contribuíram na construção da estrada não podem ser prejudicados, eles têm o desconto e os que não contribuíram ajudam na conservação de uma boa estrada”, disse o governador.
Na opinião de produtores e prefeitos da região, a melhor opção foi o pedágio. Ilberto Effting, prefeito de Ipiranga do Norte (450 km ao Norte de Cuiabá), disse que depois da construção deste trecho de asfalto foi possível se deslocar de Sorriso a Ipiranga do Norte em 45 minutos, antes disso o mesmo percurso era feito em três horas. “As pessoas pagam porque vale a pena, para andar numa boa estrada”, disse ele. Ele defende inclusive que a BR-163 tenha uma praça de pedágio.
Além da cobrança, a praça de pedágio faz a pesagem dos veículos de carga. A balança funciona no local desde o mês de maio do ano passado.
Outra praça de pedágio está sendo construída na MT-242, trecho entre Sorriso e Nova Ubiratã, onde foram construídos 83,3 km de estrada, também por meio de consórcio rodoviário. O Governo do Estado irá investir na praça de pedágio R$ 827 mil. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que destina 30% em habitação e 70% em obras rodoviárias.
A previsão para a praça entrar em operação será no mês de março; antes irá funcionar em caráter educativo.
Acompanharam o governador os secretários Clóves Vettorato (Especial em Projetos Estratégicos), Luiz Antônio Pagot (Educação), prefeitos da região e autoridades locais e regionais.
Fonte:
Só Notícias
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245554/visualizar/
Comentários