Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 13:21

    Imprimir


O ano de 2007 será marcado pelas comemorações do Centenário da Comissão Marechal Rondon. O assunto foi discutido em uma reunião realizada hoje pela manhã, na Casa Civil. O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, e o secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato, coordenaram a reunião, que contou com a presença de outros secretários e representantes de várias Secretárias.

O Centenário da Comissão Marechal Rondon é celebrado no dia 9 de março, data em que ocorrerá a inauguração do Marco Histórico em Acorizal, que será a primeira ação do Governo do Estado em comemoração ao centenário. Mas várias outras ações serão realizadas durante todo o ano de 2007, entre elas a recuperação dos postos telegráficos das cidades de Pontes e Lacerda, Porto Experidião e Santo Afonso.

Outras propostas foram discutidas durante a reunião, entre elas o lançamento do álbum “Cândido Mariano da Silva Rondon”, a construção de um monumento a Marechal Rondon e o centenário, realizações de exposições de fotografias, livros e documentos da comissão, lançamento de cartões postais com fotos feitas pelos membros da comissão.

Os interessados em saber mais sobre a Comissão Rondon também poderão ser contemplados por um curso de extensão “Centenário da Comissão Rondon”, que contará com 10 especialistas em diversas áreas, que proferirão palestras sobre os trabalhos desenvolvidos pela comissão em Mato Grosso.

Além do curso, será realizada uma palestra destinada aos alunos de 1º Grau da rede estadual de ensino, que abordará “As aventuras de Roosevelt e Rondon na Amazônia”, baseada na obra infantil de Jô Oliveira, que será reeditada e distribuídas nas escolas de 1º grau em alguns municípios.

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) também será parceiro do Governo do Estado nesta ação e realizará uma revista com a temática Cândido Mariano da Silva Rondon.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) também deverá realizar a exibição de parte da filmoteca ofertada pela própria Comissão Rondon, promover exposição de diversos mapas elaborados por Marechal Rondon e demais membros da comissão.

O livro Cartas de Rondon será publicado e a Comissão Rondon também será exposta em cartões telefônicos comemorativos. A mídia também irá ajudar na divulgação dos eventos. As TV’s Senado, Câmara, Assembléia e Sesc serão parceiras no projeto.

O Memorial Rondon em Mimoso deve ser entregue à sociedade ainda este ano. Depois de pronto, o Memorial Rondon será um Centro Cultural Internacional de múltiplo uso, local de visitação e estudo da memória do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, um dos mato-grossenses mais ilustres do qual se tem notícia, cuja fama atravessa fronteiras. “Além de centro cultural, será um ponto turístico, contribuindo para melhorar a economia daquela localidade”, observou o secretário João Carlos.

A Festa Internacional do Pantanal deste ano terá como tema “Turismo nos Caminhos de Rondon: Festas e Negócios” e será realizada em maio. E é claro que o assunto mais falado do ano não ficaria de fora da Feira Sul-americana do Livro - Literamérica 2007.

Estiveram presentes na reunião Leda Furtado, Vanice Marques, Osmar Soares, Manoel Gomer da Silva e Vanessa Spinelli, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Eziquiel Lana e Alexandre C. de Melo da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), Toco Palma, secretário-adjunto da SEC, Luzia Guimarães da Unirondon, coronel Leovaldo Sales da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Anna Maria (IHGMT), Paulo Pitaluga da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Antonio Carlos Camacho, presidente da Fapemat, Antônio Carlos Máximo da UnescoComemoração do centenário da Comissão Rondon começa em março.





Fonte: AMM/Secom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245662/visualizar/