Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 06:48

    Imprimir


Os 181 alunos do Cursinho Comunitário da Prefeitura – CuiabáVest - aprovados no vestibular serão homenageados nesta sexta-feira (26), às 20 horas, com um jantar dançante no antigo Clube Feminino, localizado na Secretaria Municipal de Cultura, na rua Barão de Melgaço, localizado na região central da cidade.

Segundo o diretor da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), Sérgio Cintras, são aguardadas 550 pessoas para a festa que contará com a apresentação da Banda Terra e entrega de diplomas de “Honra ao Mérito” aos estudantes. Entre os convidados estão o prefeito Wilson Santos, os secretários municipais, deputados estaduais, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os reitores das universidades públicas e particulares.

Dos 181 estudantes, cerca de 120 obtiveram aprovação para cursos da Universidade Federal e os demais na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e instituições particulares de ensino. O índice de aprovação desse ano chegou a 21,4% .No total, 1,5 mil pessoas estiveram cadastradas ao cursinho durante o ano de 2006, das quais apenas 843 tiveram condições financeiras de pagar as inscrições dos vestibulares.

As aprovações aconteceram em cursos como Serviço Social, Pedagogia, Matemática, Filosofia, História e Comunicação Social (Rádio e TV). No ano de 2005, quando o projeto foi lançado, foram oferecidas 750 vagas, cerca de 490 prestaram o exame, das quais 46 foram aprovados. A expectativa de 2007 é abranger 2.250 estudantes e chegar a um índice de 20% de sucesso no vestibular.

Exemplo de determinação - Depois de 30 anos fora da escola, Maria de Jesus Dacol, 51, desempregada, moradora do bairro Santa Isabel, em Cuiabá, separada, mãe de dois filhos (27 e 12 anos), resolveu voltar a estudar. Apesar da dificuldade inicial, ela não desistiu. Resultado: passou em 24º lugar para o curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na frente de outros 56 colocados.

Ela e outros candidatos aprovados terão a oportunidade de mudar de vida, ampliar os horizontes e torna o sonho da inclusão social em realidade, através da educação e da cultura. Com o objetivo justamente de dividir a idéia com outros municípios, Cuiabá estende o convite às prefeituras que desejarem conseguir aulas telepresenciais. “A aula acontece aqui na Capital, mas alunos de todo Estado poderão assistir, participar e tirar dúvidas”, orienta Sérgio Cintra. Informações na Funec: 3025-7950/51





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245794/visualizar/