Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 14:34

    Imprimir


O PPS (Partido Popular Socialista) comunicou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que desistiu da fusão com o PMH (Partido da Mobilização Nacional) e com o PHS (Partido Humanista da Solidariedade), anunciada depois da aprovação da chamada cláusula de barreira --que acabou sendo derrubada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O PMN já havia comunicado o TSE da decisão que, na prática, põe fim à chamada MD (Mobilização Democrática) --legenda criada com a fusão dos três partidos. Com os pedidos, o TSE deve arquivar o processo que pediu registro para a MD já que, no entendimento do tribunal, "houve perda do objeto".

A MD foi uma iniciativa tomada pelo PPS e pelos demais legendas para "escapar" da cláusula de barreira, que exigia um desempenho eleitoral mínimo para os partidos políticos. A regra impedia os partidos que não conquistaram 5% dos votos nacionais em nove Estados de terem representação no Congresso e diminuía o valor a que têm direito no fundo partidário.

Para escapar do rigor da legislação, os três partidos se uniram, somando 27 parlamentares, mas agora voltaram atrás. Somente o PHS ainda não comunicou oficialmente o TSE sobre a desistência da fusão.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246198/visualizar/