Exportações de Nova Mutum aumentam mas não incrementam a receita
Com isso, o município se consolida entre os maiores exportadores do Estado. Segundo Otonelli, os números da balança comercial mostram um município com grande potencial produtivo. Entretanto, segundo ele, o retorno é pequeno quando o assunto é agregação de valor a matérias primas, principalmente no que diz respeito à soja e ao algodão. “Não ocorre a transformação, ou seja, não se geram todos os empregos e os impostos que beneficiariam a comunidade local”, explicou.
Ottonelli ressalta ainda a existência da Lei Kandir. A mesma determina que em forma de incentivo os produtos exportados sejam isentos de ICMS, que é hoje uma das principais fontes de receita dos municípios. “Apesar dos fatos positivos, esse volume de exportações não significa exatamente o incremento na receita direta da administração pública”, explicou.
Em contrapartida o secretário destaca que Nova Mutum está trabalhando no sentido de atrair indústrias que transformem essa matéria prima e proporcionem um retorno direto para a comunidade. “O fato do município possuir esse potencial produtivo auxilia nesse processo”, concluiu.
Comentários