Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 23 de Janeiro de 2007 às 20:37

    Imprimir


O financiamento e o crescente aumento do custo dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, foram fortemente criticados num relatório feito por um grupo de deputados de vários partidos, revelou nesta terça-feira a imprensa britânica.

Um comitê de cultura, esporte e imprensa da Câmara dos Comuns publicará na quarta o documento, que questiona duramente o Ministério da Economia britânico pela forma como está financiando os Jogos Olímpicos.

O aumento dos custos do evento, o legado que os Jogos deixarão e efeitos do financiamento do evento através de fundos procedentes da loteria nacional são tópicos discutidos no relatório.

O documento questiona, por exemplo, por que os custos do projeto olímpico subiram 40% no último um ano e meio, desde que Londres obteve a candidatura a ser sede.

Além disso, o grupo de deputados se pergunta até quando irá aumentar o orçamento destinado ao evento olímpico.

Faltando exatamente 2012 dias para a cerimônia de abertura do evento, uma das questões que mais preocupa este grupo de deputados é a do aumento dos custos, que não tinha sido antecipado quando foi apresentada a proposta olímpica de Londres, segundo aponta a "BBC".

Quanto à questão do legado olímpico, os deputados acham, ao contrário das promessas feitas pelo presidente do comitê organizador, Sebastian Coe, que nenhuma edição dos Jogos passada deixou qualquer tipo de legado permanente.

Além disso, este grupo de políticos não aprova a utilização de dinheiro procedente da loteria no financiamento do evento.

Sobre este assunto, Coe disse hoje à "BBC" que "a decisão sobre quem deve pagar qualquer excesso de custos é um tema que deve ser resolvido pelo governo, e não pelo comitê organizador".

"Nós sabemos exatamente qual é nosso orçamento. Temos Ç 2,9 bilhões de euros e arrecadamos nosso dinheiro do setor privado. Este é o custo da organização dos Jogos", afirmou.

O relatório questiona quem custeia o evento, a cargo principalmente de fundos procedentes da loteria e dos contribuintes nos diferentes municípios de Londres.

Os fundos da loteria somam Ç 2,175 bilhões de euros e os contribuintes pagam outros Ç906 milhões de euros, enquanto o governo apenas se ocupa de repassar uma quantia de 362 milhões de euros através da London Development Authority.

No entanto alguns temem que o Ministério da Economia deveria reduzir a contribuição em caso de excessos nos custos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246390/visualizar/